Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Administração > Pós-Graduação > Apresentação do curso: Gestão Estratégica de Negócios

APRESENTAÇÃO

 O Paraná passou por intensa mudança econômica na década de 70 contemplando, além de sua vocação agroindustrial, a expansão na indústria e nos serviços. Mais recentemente, em meados da década de 90, o estado conquista uma expansão industrial com a atração de grandes empreendimentos com investimentos internacionais, voltados para o setor automotivo e outros segmentos dinâmicos da economia. A partir destes movimentos surgiu uma nova geração de empresas que buscam no mercado de trabalho profissionais mais capacitados, o que por sua vez, reflete na expansão de cursos de graduação e de pós-graduação que atendam a necessidade de capacitação profissional nas áreas de maior demanda.

A UNESPAR – Campus de Paranaguá está inserida na região litorânea do Estado do Paraná. A região apresenta contínuo crescimento da economia e da industrialização, sendo Paranaguá a cidade polo da região e a sétima economia do Estado. O litoral apresenta intensa industrialização e oferta de serviços alavancados por um dos maiores polos portuários da América Latina

Essa realidade fez com que o Curso de Administração da UNESPAR Paranaguá concentrasse esforços para criar um curso de pós graduação Lato Sensu para melhorar o atendimento à demanda por profissionais da área de gestão que atuam no litoral paranaense e proporcionar uma oportunidade para que a instituição desenvolva um centro de referência em gestão no contexto regional.

Com base nestes aspectos foi proposto no ano 2012 o curso de Pós Graduação Lato Senso Administração de Empresas e Sustentabilidade, o qual contemplou processo seletivo de 3 turmas entre os anos de 2012 e 2014. A partir da reestruturação deste primeiro projeto, surge esta nova proposta que visa consolidar, a partir da iniciativa do colegiado de Administração da UNESPAR Paranaguá, o desenvolvimento de estudos e pesquisas para o aprofundamento teórico-científico, aplicados no campo da Gestão de Negócios.

A Pós-Graduação lato sensu a qual se refere este projeto constitui-se de instrumento para construção de conhecimento no âmbito cientifico e organizacional, estando alicerçada pelo amplo domínio do campo do saber relativo a gestão de negócios solidificada no departamento de administração de empresas do campus da UNESPAR Paranaguá.

O presente projeto foi planejado e estruturado em conformidade com a Resolução CES/CNE n.° 1, de 8 de junho de 2007, que estabelece as normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação no Brasil, assim como pela RESOLUÇÃO Nº 013/2014-COU/UNESPAR que Dispõe sobre o Regulamento dos Centros de Áreas, dos Colegiados de Curso e dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Paraná.

 

NOME DO CURSO E ÁREA DO CONHECIMENTO

Nome do curso: Pós-Graduação lato sensu em Gestão Estratégica de Negócios.

Área de concentração: Interdisciplinar

Área do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade da oferta: Presencial

 

JUSTIFICATIVA

 

Justifica-se a importância da estruturação deste projeto considerando-se a necessidade de aprimoramento da comunidade acadêmica formada no campus da Unespar de Paranaguá, visando o fortalecimento e aperfeiçoamento das perspectivas construídas ao longo da graduação, assim como profissionais formados em outras instituições que queiram adicionar uma abordagem teórica e empírica a sua formação a luz das abordagens pedagógicas desta instituição.

Destaca-se também, a necessidade de contemplar a comunidade de Paranaguá, carente de cursos de aperfeiçoamento, com a possibilidade de estudos aprofundados na área de gestão empresarial e novas formas de administração de negócios. Desta forma, a UNESPAR e o centro de área de Sociais Aplicadas do campus de Paranaguá auxiliam no cumprimento da missão do ensino superior gratuito e sua relevância social ao formar pessoas aptas a atuar em seus papéis de cidadãos e gestores empresariais.