Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Ciências Biológicas > Disciplinas > Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica

Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica

por Luis Fernando Roveda última modificação 25/06/2015 11h39
          Entre os dias 18 e 22 de maio foi realizado o curso Formação de Formadores em Adaptação baseada nos Ecossistemas (AbE) como resposta às Mudança do Clima. O curso, fruto de uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, UNESPAR, IFPR e GIZ, buscou capacitar profissionais para atuar como formadores de recursos humanos no tema, focando especialmente algumas regiões da Mata Atlântica do Brasil, e em especial o litoral paranaense (região do Lagamar). A Dr. Cassiana Baptista Metri (uma das instrutoras do curso juntamente com profissionais do IFPR e GIZ) enfatiza que o tema central do curso é sensibilizar as pessoas sobre o fato de que ecossistemas em bom estado de conservação ajudam as pessoas a mitigar as mudanças no clima e a sociedade a se adaptar aos impactos adversos destas mudanças, que muito provavelmente aumentarão no futuro.
          O curso foi realizado no IFPR campus de Paranaguá, e teve a participação de profissionais ligados a prefeituras, universidades, ONGs e Ministério do Meio Ambiente. Nestes cinco dias, os participantes puderam conhecer a metodologia AbE e trocar experiências sobre os possíveis impactos das mudanças climáticas no litoral do Paraná, bem como conhecer técnicas de sensibilização sobre o tema e discutir possibilidades práticas de aplicação.
          Este e outros cursos programados são realizados no âmbito do ‘Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica’, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável. O Projeto conta com o apoio técnico da GIZ - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH, e com o apoio financeiro do  KfW - Banco de Fomento Alemão, por encargo do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB), no contexto da Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI).