Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Ciências Biológicas > Estrutura > Franciane Maria Pellizzari, Dra.

Franciane Maria Pellizzari Dra.

por Daiane Dantas última modificação 28/07/2022 11h34
Franciane Maria Pellizzari, Dra.

Professora Adjunta do Colegiado de Ciências Biológicas

Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares (PALI).

Membro do Conselho do Centro de Área de Ciências Humanas, Biológicas e de Educação.

Coordenadora de Projeto Inserido no Programa de Pesquisas da Ilha da Trindade e Arquipélago de São Pedro e São Paulo (PROTRINDADE e PRIARQUIPELAGOS -SECIRM, Marinha do Brasil)

Integrantes de Projeto Inserido no Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR - SECIRM)

Assessora de Área da Fundação Araucária

Comitê Gestor da Rede de infraestrutura Multiusuárias de Pesquisa do Paraná - RIMPP

Membro Consultivo e redatora da Pool of Experts - Division for Ocean Affairs and the Law of the Seas - DOALOS / ONU - United Nations

Rua Comendador Corrêa Junior, 117 - Centro
Paranaguá , Paraná 83203-560
Telefone Comercial: (41) 3423-3644

Instrução:

  1. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1996).
  2. mestrado em Botânica (Laboratório de Fitoplâncton Marinho) pela Universidade Federal do Paraná (2000).
  3. Doutorado em Botânica (Laboratório de Algas Marinhas) pela Universidade de São Paulo (2005).
  4. Pós doutorado pelo Instituto de Biociências-USP e Universidade Federal Fluminense (áreas: Ecologia Marinha e Oceanografia Biológica).

Biografia:

Professor adjunto da Universidade Estadual do Paraná, campus Paranaguá e professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares (PALI). Credenciada como colaboradora aos seguintes cursos de pós-graduação: 1. Instituto de Biociências da USP (Botanica, Lab. Algas Marinhas); 2. MBA em Gestão Ambiental Portuária da UNIVALI; 3. Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos - Mestrado em Ecologia e Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade de Santa Cecília (Santos - SP). Coordenadora do Laboratório de Ficologia e Qualidade de Água Marinha (LAQUAMAR), inserido na Unidade de Conservação Floresta Estadual do Palmito (IAT). Áreas de atuação: Estudos de taxonomia (clássica e molecular), macroecologia e biogeografia de macroalgas, cultivo extensivo de Gayralia (Chlorophyta), e estudos de compostos algais com potencial bioativo. Especialista em Biodiversidade de macroalgas de ilhas remotas tropicais e polares frentes às mudanças meteorológicas e oceanográficas Coordenadora de projeto inserido no PROTRINDADE e no PROARQUIPÉLAGOS sobre diversidade, aspectos macroecológicos, biogeográficos e bioatividade de macroalgas frente a câmbios climáticos. Integrante de projeto sobre Biodiversidade e distribuição de macroalgas e fungos associados na Antártica Marítima (PROANTAR). Orienta trabalhos sobre levantamento florístico e biomassa de macroalgas no litoral do Paraná e Uruguay, em áreas costeiras, de manguezais e insulares. Participa de programas internacionais de monitoramento ambiental realizado pelo SARCE (South American Group of Coastal Ecosystems), que analisa os efeitos em médio e longo prazo das mudanças climáticas sobre a biota marinha em escala latitudinal nas Américas, provendo dados p o Census of Marine Life e p a NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration). Apta a inserir dados na plataforma OBIS (Ocean Biogeographic Information System), um programa de SIG e biogeografia marinha do IOC / IODE (UNESCO). Integra Comitê Gestor RIMPP (Rede de infraestrutura Multiusuárias de Pesquisa do Paraná). Em 2018 tornou-se integrante e redatora da "Pool of Experts" da DOALOS - ONU que publica a cada triênio relatório global sobre a conservação dos oceanos, intitulado: “Global Integrated Marine assessment”. Consultora ambiental credenciada pelo Conselho Regional de Biologia de empresas adjacentes a zona portuária de Paranaguá e Antonina (APPA). Em 2021 iniciou projeto de extensão sobre a Década dos Oceanos da ONU vs divulgação científica universitária no litoral do Paraná. Foi Coordenadora de pesquisa, entre 2008 e 2011, do programa de balneabilidade de praias do Estado do Paraná. Projetos de Divulgação científica: @phycopolartropic e @decadadosoceanos_unespar.