Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Letras

DURAÇÃO: 4 anos em ambos os cursos

PERÍODO DE FUNCIONAMENTO: Noturno
NÚMERO DE VAGAS: 

  • Até entrada em 2016: 100 (50 vagas para cada habilitação);
  • Com entrada a partir de 2017:  80 vagas (40 vagas para cada habilitação)

                   

CURSOS: 

  • Letras Português
  • Letras Português e Inglês


DESCRIÇÃO: O Curso de Letras é fascinante. Pois, simultaneamente, expõe os meandros de uma Língua sedutora, o Português, e a praticabilidade da Língua Inglesa. Perpassa pelo interessante caminhar das palavras, explicitado pela Língua Latina e pela Linguística, cujo reconhecimento da Língua como um organismo multifacetado, em constante mutação, estabelece relações humanas entre a gramática e o falante. O Curso de Letras oferece, ainda, o envolvente descobrir das entrelinhas, das releituras, das interpretações e associações proporcionadas pelo Estudo da Literatura.

ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: O Curso visa à formação de pesquisadores, tradutores e intérpretes de textos e obras, conhecedores de Literatura Brasileira, Portuguesa e Inglesa. Mas, principalmente, o Curso prima por seu caráter docente. Dirige, por conseguinte, um olhar especial à formação de professores.

OPORTUNIDADES PARA OS ACADÊMICOS: O ponto forte do Curso é o desenvolvimento efetivo da pesquisa e da extensão por meio de Grupos de Estudo em todas as áreas de Letras. Além disso, propicia a produção científica e literária, com eventos como o SELLF (Seminário de Estudos Linguísticos e Literários), que este ano está em sua 7ª edição, a Jornada de Letras, o ENLIJJ e o Varal de poesias. 

Ensino

Pesquisa

Extensão

TROTE SOLIDÁRIO DO CURSO DE LETRAS UNESPAR CAMPUS DE PARANAGUÁ

O CALET (Centro Acadêmico de Letras), juntamente com o AMA (Acadêmicos Amigos dos Animais) e o colegiado de Letras da UNESPAR Paranaguá, organizaram um trote solidário para os calouros que iniciaram o ano letivo de 2017 em 17 de abril. Este trote consiste em desafiar as duas novas turmas a doarem ração, juntamente com o auxílio das turmas veteranas dos dois cursos de Letras, para os animais resgatados pela ONG Amigos Protetores de Paranaguá. A cada 50 kg de ração arrecadados, a respectiva turma de primeiro ano terá direito ao sorteio de dois livros da área de Letras e, ao final da gincana, as turmas veteranas do curso que tiver angariado mais doações terão também o direito, cada uma, ao sorteio de dois livros. A ação ocorrerá de 17 de abril até 03 de maio de 2017.

 

  • Apresentação:

A proposta do I Trote Solidário foi apresentada ao curso de Letras na aula inaugural do dia 17/04, e, para isso, contamos com a presença de representantes da ONG Amigos Protetores, que fizeram uma fala de no máximo 15 minutos para apresentação do trabalho que eles realizam na cidade em prol dos animais. A seguir, integrantes do grupo AMA também conversaram com os alunos sobre as ações que eles promovem no campus da UNESPAR Paranaguá. Após todas as falas, a coordenadora Geral do CALET apresentou a proposta e lançou o desafio para as novas turmas e os veteranos. Para a premiação da turma vencedora, estipulamos o sorteio de dois livros a cada 50 kg de ração arrecadados e, após a gincana, dois livros ou mais para as turmas veteranas do curso vencedor. A contagem e o sorteio dos livros serão feitos no dia 03 de maio, a partir das 20h, no pátio da Universidade. Salientando que só serão aceitos pacotes fechados de ração. Para gatos e cachorros, adultos e filhotes para a campanha. Já temos em média 25 obras para o sorteio doadas pelos nossos professores. Após o término da campanha, um representante da ONG irá buscar as doações na Instituição.

 

  •    Objetivo da Campanha:

O trote solidário tem como objetivo promover, ao mesmo tempo, a integração entre calouros e veteranos do curso de Letras e a sensibilização para a causa dos animais por parte da Universidade. São ações como essas que contribuem para a permanência dos trabalhos da ONG na cidade, e o curso de Letras está engajado nessa causa. Para saber mais sobre a ONG Amigos Protetores e como ajudar acesse a página no facebook: https://www.facebook.com/amigosprotetores/

 

Curso de Letras da Unespar Paranaguá promove o 1º Trote Solidário

Notícias