Você está aqui: Página Inicial > Notícias > A Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranaguá disponibiliza resultado da avaliação institucional

Avaliação Institucional

última modificação: 05/07/2022 10h00
CPA Campus de Paranaguá 2014

Campus de Paranaguá 2014

A Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranaguá se consolida com experiências no campo da avaliação institucional, desde o ano de 2010, naquele ano o projeto denominado “A voz docente” que envolveu processos de discussão sobre as formas de atuação e a necessidade da auto-avaliação como ferramenta estratégica da melhoria da qualidade do ensino superior no campus.

O ano de 2011 foi marcado por um dos documentos mais importantes, resultante do projeto de seminário “a voz discente”. O “Projeto para Avaliação Institucional da Universidade”, elaborado pela Assessoria de Avaliação Institucional CPA, ouviu de forma ativa os discentes de todos os cursos e graduação.

A coleta de dados, com vistas a caracterizar o perfil dos estudantes foi efetuada em relação a pontos fortes e pontos fracos, oportunidades e ameaças relativas ao Campus, foi realizada a partir de dinâmicas de grupo por curso, onde ocorreu a organização por afinidade em grupos de 6 a 10 discentes, independente do ano que cursava por intermédio do diagnóstico participativo. No mesmo ano foi realizada a devolutiva por todos os coordenadores de curso em rodadas de negociação onde o coordenador relatava os pontos relevantes e destacados pelos discentes, e emitia parecer com datas e propostas de soluções.

O ano de 2012 foi marcado pelo auxilio da CPA aos coordenadores de curso na simulação do documento de avaliação ao formato do MEC que será adotado a partir de 2014, em todos os departamentos foram realizadas simulações que deram aos gestores um retrato da situação em relação a próxima avaliação que os cursos do Campus serão submetidos.

O ano de 2013 foi marcado pela coleta de dados junto aos discentes para avaliação institucional, quando alunos de todos os cursos foram ouvidos de forma espontânea e não identificados que se apresentam os resultados.

A trajetória desenvolvida sugere que o Campus, além de dar continuidade às experiências de auto-avaliação, em 2014 evidencia sua auto percepção em relação aos êxitos e debilidades, e dos mais relevantes aspectos os quais necessitam de aprimoramento de acordo com o proposto em seu plano institucional e nos projetos pedagógicos dos cursos.

Assim encerramos o nosso ciclo que embora tenha encontrado inúmeras dificuldades pelo caminho, deixa um legado as próximas comissões de auto avaliação.

Confira o resultado da avaliação.

Adilson Anacleto
Professor Dr