Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas as inscrições para Mestrados Profissionais em Letras e Matemática

Abertas as inscrições para Mestrados Profissionais em Letras e Matemática

Mestrado em Letras e Matemática

última modificação: 05/07/2022 10h00

O Mestrado Profissional é realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e entre as universidades estaduais é oferecido na Universidade Estadual do Oeste (Unioeste); na Universidade Estadual de Maringá (UEM), na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Estão abertas as inscrições para os cursos de Letras e Matemática.

ProfLetras

Até o segunda-feira (18) estão abertas inscrições para seleção ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, nível de Profissional (Profletras) oferecido na Unioeste, UEL e UEM. Podem inscrever-se candidatos com diploma de Licenciatura em Letras com habilitação em português, registrado pelo Ministério da Educação (MEC); ou professores do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) de escolas da Rede Pública de Ensino do Brasil, regularmente admitidos e pertencentes ao quadro permanente de servidores.

Com duração total de dois anos, serão oferecidas 16 vagas, e a inscrição será feita exclusivamente online, disponível no linkwww.comperve.ufrn.br . Serão duas linhas de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino e também Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes.

O Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é responsável por elaborar as provas, que consistem em duas etapas: eliminatória e classificatória, sendo 20 questões objetivas e uma discursiva de produção textual.

O local de realização das provas será divulgado no dia 1º de setembro via edital e as provas realizadas no dia 7 de setembro. As aulas começam em novembro.

ProfMat

Para o Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat) as inscrições podem ser feitas até o dia 5 de setembro. O curso é realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A UEPG, UEL e UEM integram a rede nacional do Profmat.

A inscrição para o exame deve ser efetuada exclusivamente pela internet (www.profmat-sbm.org.br). A taxa no valor de R$ 53 deverá ser paga exclusivamente por meio de boleto bancário emitido pelo Banco do Brasil no momento da inscrição. O exame nacional será realizado no dia 1º de novembro e o resultado final deve ser divulgado no dia 14 de janeiro de 2015.