Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Definidos prazos e novidades no Programa de Iniciação Científica

Definidos prazos e novidades no Programa de Iniciação Científica

Estão disponíveis as normas da chamada para participação no Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Acadêmicos e docentes já podem consultar o edital divulgado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) em prppg.unespar.edu.br.

As inscrições foram ampliadas na comparação com as edições anteriores. As submissões dos projetos poderão ser efetuadas entre 13 de fevereiro e 05 de maio de 2017. Como lembra o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Frank Antonio, antes o período encerrava em março. “A mudança tem o objetivo de dar mais tempo aos interessados e oportunizar que alunos de primeiro ano também possam participar”, argumenta.

Outra novidade no processo será a possibilidade de pré-conferência da inscrição entre 17 e 20 de abril. Os professores orientadores, se considerar necessário, poderão solicitar e fazer revisão da documentação anexada ao processo junto à coordenação do programa no campus. Em caso de qualquer erro será possível alterar a inscrição e evitar que os projetos não sejam homologados.

Mezzomo salienta que as medidas foram adotadas buscando aprimorar o processo e qualificar o programa em conformidade às políticas institucionais e das agências de fomento como a Fundação Araucária e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Procedimentos

As inscrições devem ser efetuadas exclusivamente pelos orientadores no site da PRPPG, seguindo as orientações do sistema. Cada submissão deve conter o projeto de pesquisa com no máximo 10 páginas, a ficha de inscrição e a tabela de pontuação do currículo Lattes devidamente preenchidas. Os orientadores poderão encaminhar até quatro propostas, das quais duas podem ser indicadas para concorrer bolsas.

O processo de seleção compreende a análise e conferência da documentação, avaliação dos projetos de pesquisa e pontuação do Currículo Lattes do orientador referente ao período de 2014 a 2017. Apenas os projetos com nota igual ou superior a 5 são classificados para participação do programa.

Segundo o cronograma, o resultado com a classificação final será divulgado a partir de 03 de julho de 2017. Os projetos serão executados entre 1º de agosto de 2017 e 31 de julho de 2018.