Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições de projetos de Iniciação Científica iniciam em fevereiro

Ensino Superior

Inscrições de projetos de Iniciação Científica iniciam em fevereiro

As datas da edição do Programa de Iniciação Científica (PIC), para o biênio 2018/2019, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) já estão definidas. Como o edital será divulgado em janeiro, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) antecipa a divulgação do cronograma elaborado.

Os docentes poderão submeter as propostas de projetos de 19 de fevereiro até 23 de abril de 2018. Já o período de pré-análise das inscrições ocorrerá de 2 a 6 de abril, junto à coordenação de iniciação científica dos campi.

A diretora de Pesquisa, professora Adriana Beloti, explica que os prazos foram definidos e aprovados na última reunião do Comitê Assessor Local de Iniciação Científica (Calic), no início deste mês de dezembro. Além disso, destaca o processo já estará adequado ao novo regulamento do programa aprovado, nesta terça-feira (19), na sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), em Curitiba.

Outras datas

De acordo com o cronograma, a homologação das inscrições será publicada a partir de 14 de maio de 2018. A avaliação dos projetos será realizada de 21 de maio a 2 de julho e o resultado final estará disponível a partir de 9 de julho.

A execução dos projetos de pesquisa compreenderá o período de 1º de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019. As propostas aprovadas deverão cumprir ainda com a apresentação do relatório parcial na primeira quinzena de fevereiro de 2019 e com o relatório final na primeira quinzena de agosto do mesmo ano.

Programa

O PIC é uma ação que visa incentivar a participação de estudantes dos cursos de graduação em projetos de pesquisa orientados pelos docentes da universidade. Com isso, auxiliar na formação de pesquisadores e desenvolver o pensamento e a prática científica.

Informações adicionais sobre o programa podem ser obtidas em prppg.unespar.edu.br, com as coordenações de iniciação científica nos campi ou ainda em (44) 3518-1883.