Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Instituto Federal do Paraná realizou um curso que capacita os alunos nas questões climáticas.

Ecosistemas

IFPR campus de Paranaguá Curso de capacitação sobre questões climáticas

Curso de capacitação sobre questões climáticas

Aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de abril o curso de capacitação Adaptação baseada nos Ecossistemas (AbE) como resposta às Mudança do Clima. O curso foi realizado no IFPR campus de Paranaguá, tendo como instrutores o Dr Leandro Angelo Pereira (IFPR), o Dr Rafael Metri (Unespar - Paranaguá) e Martin Becher (GIZ), contando com o apoio da Coordenação Estadual da Defesa Civil, Centro Universitário de Pesquisas sobre Desastres (CEPED), Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Paraná (SEMA), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG).

Participaram da capacitação 25 pesquisadores e técnicos de várias instituições: Ministério do Meio ambiente, ICMBio, Secretarias de Meio Ambiente do Estado e dos Municípios do Litoral, IAP, ITCG, CEPED, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, IFPR, UFPR e UNESPAR (Dras Francianne Pellizzari e Yara Tavares, do colegiado de Ciências Biológicas do campus Paranaguá). Nestes três dias, os participantes puderam conhecer a metodologia AbE e trocar experiências sobre os possíveis impactos das mudanças climáticas no litoral do Paraná. Como explica a Dra Cassiana Baptista Metri (Unespar-Pguá), uma das organizadoras do curso, a região do Lagamar – litoral do Paraná e litoral sul de São Paulo – é uma das áreas prioritárias de ação para o Ministério do Meio Ambiente. Acrescenta ainda que os ecossistemas em bom estado ajudam as pessoas a mitigar as mudanças no clima e adaptarem-se aos impactos adversos destas mudanças, que muito provavelmente aumentarão no futuro.

Um novo curso, mais amplo e com o objetivo de formar profissionais para atuar em novas capacitações na metodologia AbE deve ocorrer entre os dias 18 e 22 de maio. Estes cursos são realizados no âmbito do ‘Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica’, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável. O Projeto conta com o apoio técnico da GIZ - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH, e com o apoio financeiro do  KfW - Banco de Fomento Alemão, por encargo do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB), no contexto da Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI).

Confira a reportagem sobre o curso: TVCi - Mudanças Climáticas

Para mais informações acesse: Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica