Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Oscar Niemeyer abre espaço para a ciência e a tecnologia

Museu Oscar Niemeyer abre espaço para a ciência e a tecnologia

última modificação: 05/07/2022 10h00

O local onde predominam as obras de arte, dividirá espaço, esta semana, com robôs e “Shows de Química e Física”. Estes são alguns dos destaques da programação que encerra oficialmente as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no estado, quinta-feira (23) no Museu Oscar Niemeyer.

O evento organizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior intensifica as ações que iniciaram no dia 13 de outubro com o objetivo de popularizar a ciência, mostrando como a ciência e a tecnologia estão presentes no nosso dia a dia e sua importância para a vida humana, aos estudantes do ensino fundamental e médio.

Em uma das exposições os visitantes poderão tocar em objetos que representam vírus, como o Ebola e o da Aids, em tamanhos ampliados, o que facilitará a compreensão sobre a história de todos os vírus desde o início da vida humana. Para mostrar na prática diferentes fenômenos químicos e físicos, suas consequências na vida cotidiana, haverá o “Show de Física e Química”. Em outro espaço os estudantes poderão entender melhor os sinais que formam as memórias e os pensamentos, visualizando e tocando em moldes de cérebros em gesso, na exposição “Conhecendo o cérebro”.

Toda a programação aborda a ciência e a tecnologia numa dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação e desenvolvimento humano. Neste aspecto há também um ambiente voltado aos deficientes visuais. A exposição tátil trata da biologia comparada e funciona explorando os sentidos.

Os robôs já são uma realidade e muitos modelos já chegaram ao mercado. O avanço nas pesquisas e projetos na área de robótica nas universidades do Paraná também poderão ser conferidos. Desde um “Exoesqueleto” - um projeto criado para auxiliar pessoas com deficiência, mas principalmente portadores de polio, com fraqueza nos membros existentes; até uma pulseira que evita o esquecimento de bebês e crianças no interior dos veículos, projeto chamado “Bebê a Bordo”.

O dia de atividades de encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, será na próxima quinta-feira (23) no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, e tem uma extensa programação, que será realizada das 10h às 16h, com a participação das sete universidades estaduais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR, da empresa instalada na Agência PUC-PR de Ciência, Tecnologia e Inovação ZOOM/LEGO e do Sistema Meteorológico do Paraná – SIMEPAR.