Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres será inaugurado no dia 15 de dezembro

Exibir carrossel de imagens Foto: Eduardo Pinheiro

O Governador Beto Richa, acompanhado do Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Adilson Castilho Casitas e do Reitor da Universidade Estadual do Paraná, Prof. Dr. Antonio Carlos Aleixo, inaugura, na próxima segunda-feira (15), o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED/PR.

O CEPED/PR é um órgão composto pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná e pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Esse modelo adotado no estado, diferentemente de outros existentes no país, caracteriza-se pela inovação em unir a academia com as necessidades do estado e dos municípios – que são onde os desastres efetivamente ocorrem. Dessa forma, trata-se não apenas do surgimento de mais um centro de pesquisa com a finalidade de produzir e difundir conhecimento útil para a redução de riscos de desastres no país, mas o modelo paranaense – em caráter inédito e pioneiro – cria um órgão gestor para estimular, organizar e facilitar os trabalhos nessa área no estado. O CEPED/PR não se caracteriza por ter um corpo próprio de pesquisadores, mas pela responsabilidade em constituir uma rede envolvendo as universidades públicas (federais e estaduais) e privadas, bem como outras instituições de pesquisa, parques tecnológicos, institutos, fundações – todas instituições que possuem declínio para o tema redução de riscos de desastres.

Essa rede já recebeu um nome, a Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica voltada à redução dos riscos de desastres – REDESASTRE que, recentemente, foi instituída pelo Decreto Estadual nº 12.445/14.

A partir da criação do CEPED/PR e da REDESASTRE, estabeleceu-se o caminho para que as universidades e institutos de pesquisa pudessem realizar Termos de Cooperação com o CEPED/PR e, como consequência, surgem centros de pesquisa voltados ao tema em cada uma dessas instituições cooperadas, formando-se, assim, a rede.

O modelo do CEPED/PR terá pesquisadores na sua direção como forma de proporcionar que haja o necessário sincronismo com o mundo acadêmico e também o seguimento às regras para a captação de recursos junto às agências de fomento à pesquisa. A direção do CEPED/PR realiza-se em conjunto pelo Capitão Eduardo Gomes Pinheiro, mestre e doutorandoem Gestão Urbanae pela Professora Dra. Danyelle Stringari, da Universidade Estadual do Paraná, pesquisadores que representam a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e a UNESPAR, respectivamente.

Prevenção e preparação para desastres

Produzir e difundir conhecimento útil para a redução dos riscos de desastres. Essa é a meta do CEPED/PR. Para tanto, suas atividades envolvem a realização de pesquisa pelas universidades cooperadas próximas aos locais onde desastres têm ocorrido, com o diferencial de que os resultados possam ser aproveitados pelos gestores e planejadores municipais e estaduais para a modificação da realidade a partir dessas constatações. Ao mesmo tempo, cabe ao CEPED/PR a elaboração e disponibilização de cursos para a difusão de conhecimento a vários segmentos, como o dos gestores públicos e da sociedade em geral, que precisa ter acesso a informação para compreender melhor o contexto no qual se insere quando o assunto é redução de riscos de desastres.

O endereço eletrônico do CEPED/PR na internet será o ponto de convergência das publicações decorrentes dos trabalhos da REDESASTRE e, ainda, o local de concentração de ofertas de cursos à distância ou presenciais pelo CEPED/PR para esses públicos-alvo. Basta acessar www.ceped.pr.gov.br

Postos de Comando Móveis

O evento também contará com a entrega de mais sete Postos de Comando Móveis. Esses veículos deverão ser empregados em ocorrências de defesa civil e bombeiro militar, como as ações de fiscalização de produtos perigosos, exercícios simulados, em planos de abandono de edificações escolares e em campanhas educativas e de conscientização.

Com a adaptação dos novos veículos o Governo do Paraná amplia a qualidade na prestação de serviços à população, através de medidas preventivas  e de assistência  em situações de emergência, além de agilizar o atendimento, haja vista o deslocamento  ser mais rápido para o local de uma eventual ocorrência de defesa civil.

Será realizada uma entrega técnica para cada coordenadoria regional. Posteriormente, os usuários serão treinados e capacitados na utilização dos Postos de Comando Móvel. A organização dos Postos e equipamentos será de responsabilidade de cada coordenação regional e esses veículos se somam a outros nove que foram entregues na última quarta-feira (10) em Londrina beneficiando, com isso, todas as regiões do Paraná.

Os veículos que serão entregues nesta segunda-feira ficarão nos seguintes municípios sede das coordenadorias regionais: Curitiba, São José dos Pinhais (Região Metropolitana), Paranaguá (litoral), Pato Branco e Francisco Beltrão (Sudoeste).

CONVITE

CIRCULAR CC 086