Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prograd lança programa de reestruturação dos cursos de graduação da Unespar

Prograd lança programa de reestruturação dos cursos de graduação da Unespar

COMUNICADO

À comunidade acadêmica da Unespar, encaminhamos, em anexo, Comunicado PROGRAD em que anunciamos e justificamos o CANCELAMENTO DOS EVENTOS PROGRAMADOS PARA OS DIAS 28 (PVAI) E 29 (CTBA), de lançamento do Programa de Reestruração dos Cursos de Graduação, em respeito ao movimento paredista das categorias docente e de agentes universitários, seondo os eventos adiados para datas futuras, quando poderemos contar com a participação qualificada de maior número de representantes dos segmentos universitários.
Saudações Universitárias

Prof. Mário Cândido de Athayde Júnior
Pró-Reitor de Ensino de Graduação

Download: Comunicado PROGRAD

Nos próximos dias 28 e 29 de abril, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação, PROGRAD, reunirá Diretores de Centro, Coordenadores de Colegiado, Chefes de Divisão de Ensino e representantes docentes e discentes para desencadear oficialmente o Programa de Reestruturação dos cursos de graduação da UNESPAR.

Uma das principais ações previstas no Planejamento da PROGRAD, o Programa será lançado em eventos que terão lugar em Paranavaí (dia 28) e Curitiba (29), iniciando com a Palestra: “A Educação Superior em um tempo de choque cultural”, proferida pelo Professor Luiz Bevilacqua, ex-Reitor e idealizador dos bacharelados e licenciaturas interdisciplinares na Universidade Federal do ABC.  Em seguida, os representantes presentes darão início aos estudos com vistas à compatibilização e reestruturação dos cursos de graduação.

Segundo o Pró-reitor, Mário Cândido de Athayde Júnior, “a PROGRAD projetou um processo de discussão curricular que propicie a interlocução com experiências de outras Universidades como forma de alimentar a discussão interna, entre cursos afins.” Ainda segundo o Prof. Mário, a PROGRAD trabalha com horizontes de médio e longo prazos para construir e implantar mudanças efetivas nos currículos acadêmicos, com aproximações de compatibilização de Projetos Pedagógicos entre cursos afins para vigorarem a partir de 2016, e projetando alterações mais significativas para o ano de 2018, após o recredenciamento institucional. O Pró-reitor explica ainda que, durante o Programa de Reestruturação, haverá a possibilidade de serem analisadas várias experiências e ouvidas várias posições político-pedagócias, de diversas tendências de pensamento, antes de definirmos nosso (ou nossos) modelo(s) de atuação. Ao longo deste processo, serão discutidos, por exemplo, temas como a pertinência e relevância social dos cursos e de seus conteúdos; a educação superior e o mundo do trabalho; a condição de nosso aluno trabalhador; estratégias de permanência estudantil; bem como experiências alternativas de organização da graduação.

Para o Reitor da UNESPAR, Prof. Antônio Carlos Aleixo, “Ao traçar um percurso entre a realidade atual e uma realidade futura, o Programa de Reestruturação evoca claramente a dimensão política de nosso fazer acadêmico. Ao mesmo tempo em que nos propomos a uma modificação das práticas de formação no ensino superior, que venha arejar os esquemas enrijecidos e, até certo ponto, obsoletos e que ameaçam os processos formativos, este debate vem reforçar a autonomia institucional da UNESPAR, ao reconhecer sua própria identidade e projetar um vir-a-ser institucional comprometido política e academicamente com as comunidades das seis regiões do Paraná em que se encontram nossos campi”.

Os próximos momentos de discussão curricular já estão planejados pela PROGRAD. Ainda no mês de maio, serão desencadeadas discussões específicas de práticas intra-curriculares de permanência estudantil.