Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Reestruturação dos Cursos promoverá encontro geral

Ensino Superior

Programa de Reestruturação dos Cursos promoverá encontro geral

por última modificação: 05/07/2022 10h00

Os envolvidos com as ações do Programa de Reestruturação dos Cursos de Graduação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – diretores de Centro de Área, professores representantes dos colegiados, responsáveis pelas divisões de Ensino e coordenadores de NDEs – terão novos compromissos no mês de agosto. A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) agendou para os dias 3 e 10 o IV Encontro Geral nos campi de Paranavaí e de Curitiba II (FAP), respectivamente.

 

A programação terá, no período da manhã, palestra com a professora Lizia Nagel intitulada “Educação em tempos de incerteza”. O objetivo é subsidiar reflexões acerca da educação na contemporaneidade, as quais devem permear as discussões e análises dos currículos e das matrizes curriculares dos cursos de graduação.

 

No período da tarde acontecerão as reuniões dos grupos de trabalho dos cursos afins e dos cursos de oferta única para analisar as propostas dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) e os currículos que estão em elaboração. A expectativa do programa é que a partir de 2018 passem a vigorar as novas matrizes curriculares dos cursos.

 

Reestruturação

O programa, implantado em 2015, foi organizado em quatro etapas: avaliação diagnóstica; encerramento, sistematização e divulgação dos diagnósticos; proposições curriculares e debates; e por último a reestruturação dos PPCs e currículos.

 

Como detalha a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Maria Simone Jacomini Novak, a ação é decorrente do processo de credenciamento da Unespar como uma universidade multicampi que necessita reestruturar os cursos de graduação ofertados em seus campi a nova realidade de universidade em substituição a de faculdade.

 

Com a conclusão dos objetivos propostos, o Programa de Reestruturação será substituído pelo Fórum Permanente de Graduação da Unespar que terá a função de assegurar um espaço contínuo de atualização, formação e avaliação das atividades de ensino dos cursos da instituição.