Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Reestruturação dos Cursos promoverá encontro geral

Programa de Reestruturação dos Cursos promoverá encontro geral

Os envolvidos com as ações do Programa de Reestruturação dos Cursos de Graduação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – diretores de Centro de Área, professores representantes dos colegiados, responsáveis pelas divisões de Ensino e coordenadores de NDEs – terão novos compromissos no mês de agosto. A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) agendou para os dias 3 e 10 o IV Encontro Geral nos campi de Paranavaí e de Curitiba II (FAP), respectivamente.

A programação terá, no período da manhã, palestra com a professora Lizia Nagel intitulada “Educação em tempos de incerteza”. O objetivo é subsidiar reflexões acerca da educação na contemporaneidade, as quais devem permear as discussões e análises dos currículos e das matrizes curriculares dos cursos de graduação.

No período da tarde acontecerão as reuniões dos grupos de trabalho dos cursos afins e dos cursos de oferta única para analisar as propostas dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) e os currículos que estão em elaboração. A expectativa do programa é que a partir de 2018 passem a vigorar as novas matrizes curriculares dos cursos.

Reestruturação

O programa, implantado em 2015, foi organizado em quatro etapas: avaliação diagnóstica; encerramento, sistematização e divulgação dos diagnósticos; proposições curriculares e debates; e por último a reestruturação dos PPCs e currículos.

Como detalha a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Maria Simone Jacomini Novak, a ação é decorrente do processo de credenciamento da Unespar como uma universidade multicampi que necessita reestruturar os cursos de graduação ofertados em seus campi a nova realidade de universidade em substituição a de faculdade.

Com a conclusão dos objetivos propostos, o Programa de Reestruturação será substituído pelo Fórum Permanente de Graduação da Unespar que terá a função de assegurar um espaço contínuo de atualização, formação e avaliação das atividades de ensino dos cursos da instituição.