Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Secretário da SETI recebe representantes da Unespar

Ensino Superior

Secretário da SETI recebe representantes da Unespar

O secretário João Carlos Gomes se reuniu na tarde de terça-feira (24) com o reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Antonio Carlos Aleixo, com o diretor do campus Paranaguá, Mauro Stival, e representantes da Seção Sindical dos Docentes Universitários de Paranaguá (Sindunespar)
por última modificação: 05/07/2022 10h00
Foto: SETI Secretário da SETI recebe representantes da Unespar

Secretário da SETI recebe representantes da Unespar

O secretário João Carlos Gomes se reuniu na tarde de terça-feira (24) com o reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Antonio Carlos Aleixo, com o diretor do campus Paranaguá, Mauro Stival, e representantes da Seção Sindical dos Docentes Universitários de Paranaguá (Sindunespar) para analisar demandas acadêmicas da universidade que precisam ser atendidas prioritariamente. O segundo ponto da reunião foi o remanejamento de espaço físico no campus de Paranaguá, para atendimento a algumas turmas dos cursos de graduação, enquanto se desenvolvem as obras para melhorias no campus.

O secretário reafirmou o compromisso firmado em reunião com os demais sindicatos mistos e de docentes das universidades estaduais, juntamente com o deputado Luiz Cláudio Romaneli, líder do Governo na Assembleia Legislativa e destacou que está empenhado para que a Unespar possa avançar no processo de consolidação. “A Unespar é uma universidade nova e com um grande potencial. Já conseguimos ampliar o orçamento para a instituição e vamos continuar trabalhando para atender algumas prioridades da universidade”, destacou. 

Ao falar sobre o custeio das universidades, o secretário destacou que em fevereiro, o Governo do Estado liberou os recursos de custeio das universidades estaduais. “ Não é habitual a liberação do orçamento antes de abril; e nos próximos dias teremos a liberação de parte dos recursos do orçamento. Isso mostra o compromisso que temos com o ensino superior do Paraná”, ressaltou. 

“Estamos passando por um momento de dificuldade econômica em todo o Brasil por causa da estagnação da economia, que reduziu as receitas dos estados e municípios. Neste início de ano passamos por uma fase de contingenciamento de despesas e a prioridade do governo foi o pagamento de pessoal”, complementou o secretário.

O diretor do campus Paranaguá manifestou a sua preocupação com o calendário universitário para os cursos do campus, tendo em vista que as atividades estão paralisadas em função de obras para melhorias no campus. O secretário afirmou que foram regularizadas algumas faturas com as empreiteiras e que espera que com a retomada das obras e com a locação temporária de algumas salas de aula em três escolas estaduais da cidade, o campus possa iniciar o ano letivo. 

Segundo o professor Stival com o pagamento dos atrasados da obra de reforma aos empreiteiros, espera-se construir os banheiros do Bloco A e algumas salas, deixando o Bloco C para a sequência. Com isso, parte dos cursos continuariam suas atividades na sede da instituição em Paranaguá e a outra parte em outras escolas. 

O campus de Paranaguá oferta 7 cursos de graduação que envolvem 1840 alunos e 96 docentes e agentes universitários.

Fonte: SETI