Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Secretário e reitores debatem com a Celepar a adoção de sistemas integrados de informações

Ciência e Tecnologia

Seti e Celepar discutem Estratégias de Gestão

última modificação: 05/07/2022 10h00
SETI Reitores das Universidades Estaduais do PR

Reitores das Universidades Estaduais do PR

O Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE) da Celepar recebeu nesta quinta-feira (24) o secretário de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, João Carlos Gomes e os reitores das sete universidades estaduais paranaenses para uma reunião com o presidente Jacson Carvalho Leite. Na pauta dos trabalhos, a definição de sistemas de informações que apresentam à sociedade ações colocadas em prática pelas instituições de ensino superior do Estado.

Dentro da política de transparência, como definiu Gomes, a proposta é dar visibilidade ao trabalho que cada instituição vem colocando em prática nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, além dos trabalhos de atendimento direto às comunidades. “Esta é uma maneira de apresentar aos paranaenses a forma como o dinheiro público é empregado pelas universidades estaduais”.

Ficou estabelecida a data de 13 de maio para uma nova reunião de trabalho, desta vez, além dos reitores e seus representantes, com a participação das equipes responsáveis pelos setores de tecnologia da informação e comunicação de cada instituição de ensino. “A Celepar tem sido uma grande parceira da nossa secretaria. Por isso, temos certeza que este apoio vai apresentar resultados positivos à estrutura de governo e à população”, disse João Carlos Gomes.

O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite apresentou a política do governo para a área de TIC, destacando o conceito de informações integradas e de maior autonomia aos gestores públicos na definição de soluções e de infraestrutura de inteligência. O dirigente falou também sobre a Rede Executiva do Governo do Paraná que permite ao secretário e aos reitores o acesso rápido às informações da secretaria e das universidades, dentro do conceito que ele denomina de “executivo sem papel”.

O secretário e os reitores conheceram ainda o Sistema de Acompanhamento do Plano de Metas do Governo do Paraná (SAPM), solução desenvolvida pela Celepar e que permite ao Estado a obtenção de índices de desempenho a partir do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), além de alguns cases de Business Intelligence (BI’s).

João Carlos Gomes esteve na Celepar acompanhado pelos reitores da Unespar, Antonio Carlos Aleixo; da UEM, Júlio Santiago Prates Filho; da UEPG, Flávio Guimarães Kalinowski; da Unioeste, Paulo Sergio Wolff e da Unicentro, Aldo Nelson Bona. Representaram a UEL e a UENP os professores Leonardo Pinheiro e Gabriel Laino, respectivamente.