Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia inicia nesta segunda

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia inicia nesta segunda

última modificação: 05/07/2022 10h00

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa segunda-feira

“Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social” este é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que começa na segunda-feira (13). Além de popularizar a ciência, mostrar sua importância no desenvolvimento do país, e de incentivar a atitude científica e a inovação, esta 11ª edição traz como proposta estimular as instituições a abordarem a ciência e a tecnologia numa dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação e desenvolvimento humano.

No Paraná as atividades serão ofertadas em 53 cidades, incluindo as cidades-sede das universidades estaduais que prepararam uma programação especial para o período que vão desde exposições, oficinas temáticas, shows de física e química, apresentação de filmes científicos, jogos voltados à divulgação científica, entre outras ações abertas a toda a comunidade.

O encerramento das atividades, em nível estadual, será no dia 23 de outubro no Museu Oscar Niemeyer, com a participação de todas das universidades estaduais, além da UTFPR e PUC-PR. O evento acontece das 10h às 16h.

Programação

UEL – O Museu de Ciência e Tecnologia (MCTL) da UEL participa da semana abrindo as portas para estudantes de escolas da região. Até o próximo dia 17 de outubro, 528 crianças deverão visitar o museu, onde conhecerão princípios de experimentos científicos em várias áreas do conhecimento.

As atividades incluem o “Show da Química e Física”. A ideia é mostrar na prática diferentes fenômenos químicos e físicos, inclusive abordando os conceitos das disciplinas, com as respectivas consequências na vida cotidiana. Outra proposta é contribuir para a promoção da alfabetização científica em todos os níveis de ensino.

UEPG – Serão duas ações paralelas durante a SNCT, a primeira envolvendo o Departamento de Informática e o Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia e será realizada no Hall Tecnológico do Campus Uvaranas. Esta visa proporcionar a interação do ensino superior de computação e informática com a rede pública de ensino fundamental e médio, onde serão apresentados experimentos envolvendo o uso ou construção de softwares, e sistemas eletrônicos para automação. A outra atividade é a denominada “Jogos Interativos na Educação Física Escolar: a tecnologia como instrumento de formação científica”, que possibilitará a alunos de escolas públicas o acesso a jogos interativos relacionados a esportes coletivos e individuais, que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Educação Física. Durante a semana, serão visitados os colégios estaduais Regente Feijó, Padre Arnaldo Jansen e General Osório.

UNICENTRO - A atividade tem como objetivo apresentar aos alunos do ensino médio das escolas públicas e particulares do município de Guarapuava e região, a importância do ensino da ciência, desmistificando o ensino como sendo apenas teórico e de difícil execução. Despertar através de jogos, filmes e outros recursos, o interesse do estudo da ciência como fator de desenvolvimento econômico e social do país.

UNIOESTE – A instituição preparou atividades de Educação Ambiental para sensibilizar alunos dos ensinos fundamental e médio da cidade de Cascavel valorizando os princípios de conservação da natureza e no uso responsável dos recursos naturais. Essa sensibilização se dará por meio de atividades lúdicas e palestras que serão realizadas no campus.

UENP – Serão desenvolvidas atividades lúdicas com as crianças para que elas conheçam o cérebro e para os adolescentes haverá uma feira de ciências com temas como percepção, memória, games e cognição.

UNESPAR - Durante a SNCT os capus da Unespar: Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranavaí, Paranaguá e União da Vitória, abrirão seus espaços para a comunidade, com o objetivo de divulgar as pesquisas, programas e projetos de extensão desenvolvidos pelos professores e alunos da instituição, além de proporcionar o deslocamento da comunidade escolar para a universidade na ocasião da realização de atividades científico-culturais como feiras e simpósios.

UEM – As atividades especiais acontecem de 19 a 25 de outubro no Museu Dinâmico, com as exposições: “Tempo e vida” abordando a vida de diferentes espécies; “Caminho percorrido pelos alimentos” e “Química da vida”,  além de exposição de documentários em vídeo e jogos voltados para a divulgação científica. As ações são voltadas para estudantes e professores da educação básica e infantil.

Mobilização

No dia 23 de outubro acontece, em Curitiba, o grande evento de encerramento estadual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizado no Museu Oscar Niemeyer. Voltado aos alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas, o evento tem uma extensa programação, que será realizada das 10h às 16h, com a participação de todas as universidades estaduais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, da empresa instalada na Agência PUC-PR de Ciência, Tecnologia e Inovação ZOOM/LEGO e do Instituto Meteorológico do Paraná – SIMEPAR.