Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores conhecem novo sistema de unificação de informações de empregados

Governo

Servidores conhecem novo sistema de unificação de informações de empregados

última modificação: 05/07/2022 10h00
Exibir carrossel de imagens Sistema Unificado de Informações

Sistema Unificado de Informações

A Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), por meio da Escola de Governo, promoveu nesta terça-feira (27) a apresentação oficial do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). O evento reuniu 170 servidores estaduais no auditório da Companhia de Informática e Comunicação do Paraná (Celepar), em Curitiba, e também foi transmitido ao vivo, via web, para os Grupos de Recursos Humanos Setoriais (GRHS) e Grupos Financeiros Setoriais (GFS) das secretarias e órgãos da administração direta e indireta.

O eSocial é um sistema que visa à unificação do envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, e tem como objetivos garantir os direitos previdenciários e trabalhistas, simplificar o cumprimento de obrigações e aprimorar a qualidade de informações nas relações de trabalho, previdenciárias e fiscais. Para isso, serão coletados dados referentes à contratação e utilização de mão de obra, com ou sem vínculo empregatício, para armazenamento no ambiente nacional do eSocial.

Com duração de quatro horas, a apresentação foi feita pelo técnico da Receita Federal e gerente regional PR e SC do projeto eSocial, Marcos Antônio Salustiano da Silva. ''Nós queremos chegar em um cadastro único para cada servidor, em que será possível encontrar todas as informações referentes a ele em um só ambiente'', disse.

Na opinião da servidora Rosicler Iachenski, contadora da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), os maiores ganhos com o eSocial serão a economia de tempo e a redução de erros. ''O sistema vai proporcionar unificação de informações, praticidade e rapidez em prestar informações e será eficiente no sentido de evitar erros, hoje, comuns”, afirmou.

Na região Noroeste do Estado, a diretora de pessoal da Universidade Estadual de Maringá, Cecília Alexandre de Oliveira Remolli, acompanhou o evento via web e destacou a confiabilidade das informações em tempo real. “No caso da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), a União e o Estado receberão informações mensais e não mais anuais. Serão informados na folha de pagamento os valores recebidos pelos servidores e pelos prestadores de serviços”, comentou.

Técnicos da Celepar estão envolvidos na aplicação do sistema para o governo do Paraná. A previsão é que passe a ser utilizado de forma definitiva pelos órgãos públicos a partir de janeiro de 2016.