Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seti coordena programa de mobilidade internacional com Utah/EUA

Seti coordena programa de mobilidade internacional com Utah/EUA

Mobilidade Internacional

última modificação: 05/07/2022 10h00

O conteúdo do Programa de Cooperação com o Estado Utah, nos Estados Unidos, que prevê o intercâmbio de professores do Paraná que deverão dar aulas de imersão de Português no estado americano, foi aprovado em uma reunião realizada por videoconferência na Seti, nesta quarta-feira (26).

Durante a reunião organizada pela Coordenação de Ciência e Tecnologia, representantes das assessorias de Relações Internacionais das universidades estaduais e da UFPR, esclareceram dúvidas em relação ao documento e critérios de seleção com a representante da Secretaria de Educação de Utah, Jamie Leite, e com a representante da Seti, Sueli Rufini.

“Esta chamada é uma oportunidade de crescimento profissional para os professores do Paraná que terão uma experiência importante de lecionar no exterior. Poderão se inscrever docentes de Pedagogia e Letras”, destacou a coordenadora de Ciência e Tecnologia.

O secretário João Carlos Gomes enfatizou que esta é uma primeira etapa da parceria que pode ter outros editais futuramente. “Além de promover este intercâmbio dos nossos professores lecionarem em Utah, queremos também receber professores dos EUA em nosso estado. Esta troca de experiência é muito importante e por isso queremos o envolvimento de todo o sistema de ensino superior do Paraná, tanto de nossas sete universidades estaduais, quanto de nossas parceiras UFPR e PUCPR”, disse.

A seleção dos profissionais será feita pela equipe do estado de Utah. Os professores aprovados permanecerão nos EUA pelo período de dois anos, podendo ser ampliado para três anos. Também participaram da videoconferência integrantes da equipe da Coordenação de Ciência e Tecnologia da Seti e o assessor de planejamento do ensino superior, Décio Sperandio.

As inscrições para participar do programa poderão ser feitas, de 1º de dezembro a 28 de fevereiro, nas Assessorias de Relações Internacionais das universidades estaduais, da UFPR e da PUCPR.