Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema auxilia avaliação das redações do vestibular da Unespar

Sistema auxilia avaliação das redações do vestibular da Unespar

Exibir carrossel de imagens Sistema está em utilização pela segunda vez e poderá subsidiar pesquisas

Sistema está em utilização pela segunda vez e poderá subsidiar pesquisas

A maioria dos vestibulares, se não todos, exige a produção de uma redação. Na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) o item é obrigatório e equivale a 30% da pontuação total dos candidatos. O objetivo principal, segundo a Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV), é avaliar a capacidade de compreensão de textos e de produção escrita.
Em razão da importância da etapa, um sistema foi elaborado pela Coordenação da Avaliação de Redação e desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação que permite acompanhar o desempenho dos vestibulandos. O sistema foi implantado no processo seletivo para ingressantes deste ano, passou por melhorias e está em utilização pela segunda vez.
A coordenadora da Comissão de Avaliação, professora Adriana Beloti, explica que além de registrar as notas, o sistema garante maior controle e eficiência no processo. “Como as redações são analisadas igualmente por no mínimo dois avaliadores há um cálculo comparativo das notas e em caso de disparidades indica-se a necessidade de nova avaliação”, detalha.
O acesso é restrito para a coordenação geral e dos campi. Com os dados é possível identificar as dificuldades e também os pontos positivos dos candidatos a partir dos critérios estabelecidos que abrangem questões desde o conteúdo até a forma. Alguns dos aspectos, conforme indica o edital do vestibular, são o atendimento às condições de produção da proposta e uso da variedade padrão escrita da língua portuguesa.
Segundo a coordenadora, a expectativa é de que os dados fornecidos pelo sistema contribuam com projetos de pesquisas para compreender e refletir sobre o processo de produção textual dos vestibulandos. “São questões que interessam para a universidade que realiza o vestibular e que também tem um importante papel na formação de professores para todo o Paraná e estados vizinhos”, argumenta.
As provas do vestibular da Unespar foram aplicadas no dia 13 de novembro para todos os candidatos, simultaneamente, em seis cidades. O resultado final será divulgado na próxima terça-feira, 20, no site www.vestibular.unespar.edu.br. Os aprovados em primeira chamada deverão se matricular nos dias 24 e 25 de janeiro, no campus onde funciona o curso escolhido.