Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema auxilia avaliação das redações do vestibular da Unespar

Ensino Superior

Sistema auxilia avaliação das redações do vestibular da Unespar

Exibir carrossel de imagens Sistema está em utilização pela segunda vez e poderá subsidiar pesquisas

Sistema está em utilização pela segunda vez e poderá subsidiar pesquisas

A maioria dos vestibulares, se não todos, exige a produção de uma redação. Na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) o item é obrigatório e equivale a 30% da pontuação total dos candidatos. O objetivo principal, segundo a Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV), é avaliar a capacidade de compreensão de textos e de produção escrita.
Em razão da importância da etapa, um sistema foi elaborado pela Coordenação da Avaliação de Redação e desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação que permite acompanhar o desempenho dos vestibulandos. O sistema foi implantado no processo seletivo para ingressantes deste ano, passou por melhorias e está em utilização pela segunda vez.
A coordenadora da Comissão de Avaliação, professora Adriana Beloti, explica que além de registrar as notas, o sistema garante maior controle e eficiência no processo. “Como as redações são analisadas igualmente por no mínimo dois avaliadores há um cálculo comparativo das notas e em caso de disparidades indica-se a necessidade de nova avaliação”, detalha.
O acesso é restrito para a coordenação geral e dos campi. Com os dados é possível identificar as dificuldades e também os pontos positivos dos candidatos a partir dos critérios estabelecidos que abrangem questões desde o conteúdo até a forma. Alguns dos aspectos, conforme indica o edital do vestibular, são o atendimento às condições de produção da proposta e uso da variedade padrão escrita da língua portuguesa.
Segundo a coordenadora, a expectativa é de que os dados fornecidos pelo sistema contribuam com projetos de pesquisas para compreender e refletir sobre o processo de produção textual dos vestibulandos. “São questões que interessam para a universidade que realiza o vestibular e que também tem um importante papel na formação de professores para todo o Paraná e estados vizinhos”, argumenta.
As provas do vestibular da Unespar foram aplicadas no dia 13 de novembro para todos os candidatos, simultaneamente, em seis cidades. O resultado final será divulgado na próxima terça-feira, 20, no site www.vestibular.unespar.edu.br. Os aprovados em primeira chamada deverão se matricular nos dias 24 e 25 de janeiro, no campus onde funciona o curso escolhido.