Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar abre inscrições para o vestibular a partir 01/07 a 12/09

Unespar abre inscrições para o vestibular a partir 01/07 a 12/09

Em edital publicado nesta sexta-feira, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) prorrogou o prazo de inscrições do vestibular. Os interessados em participar do processo seletivo poderão se inscrever até 12 de setembro, exclusivamente pelo endereço vestibular.unespar.edu.br.

Com a medida, o pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado até 13 de setembro. Quem já se inscreveu e deseja pagar na nova data de vencimento pode imprimir a segunda via do boleto acessando o Menu do Candidato.

Outra mudança proporcionada é a prorrogação do pedido da isenção da taxa de inscrição que poderá ser realizado até 26 de agosto. O resultado das solicitações, considerando as que já foram protocoladas, será divulgado no dia 31 de agosto. Além disso, o período de solicitação de atendimento especial para pessoas com deficiência física e necessidades especiais será até 30 de setembro.

De acordo com a presidente da Comissão Central de Concurso Vestibular (CCCV), professora Áurea Viana, as novas datas objetivam atender as necessidades dos candidatos que em sua maioria são oriundos da escola pública. “Alteramos apenas as datas relacionadas às inscrições e pedidos de isenção. O restante do calendário e todas as especificações do vestibular permanecem os mesmos conforme o edital de abertura do processo seletivo”, reforça.

Neste ano, o vestibular ofertará 1.742 vagas para os 67 cursos de graduação que estão divididos nos campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I, Curitiba II, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. As demais vagas disponíveis para o próximo ano letivo serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem pagar uma taxa de R$ 100. Além disso, existe a possibilidade de isenção para quem atender aos critérios que estarão no edital publicado pela Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV). Um deles é que o interessado esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Novidade – Diferente das edições já realizadas, o vestibular da Unespar terá apenas um dia de prova que acontecerá em 13 de NOVEMBRO. Para isso, foi reduzido o número de questões por disciplina e ampliado o tempo para resolução.

Somente os candidatos inscritos para os cursos que exigem o Teste de Habilidade Específica (THE) terão de participar de uma segunda fase de seleção, entre 5 a 7 de DEZEMBRO, conforme especificações definidas em edital.

Universidade pública – A Unespar é uma das sete universidades públicas, mantida com recursos do Paraná, que oferta ensino, pesquisa e extensão de graça para estudantes de diferentes idades e localidades do Brasil. Pelo número de estudantes que possui – cerca de 12 mil – configura-se como a terceira maior universidade estadual paranaense.

A união de sete faculdades estaduais – conhecidas até então como Fecea, Fecilcam, FAP, Embap, Fafipar, Fafipa e Fafiuv – resultou na criação da Unespar. Em 2013, o governo estadual, assinou o credenciamento da universidade.

Além dos 67 cursos de graduação que oferta, a Unespar conquistou, desde a sua constituição de fato e de direito, quatro programas de mestrado. Três já estão em atividade e o quarto deve começar no segundo semestre. Mais informações sobre a universidade podem ser obtidas em www.unespar.edu.br e no facebook www.facebook.com/UnesparOficial.