Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar busca parceria com a Prefeitura para expansão do Campus Paranaguá

Ensino Superior

Unespar busca parceria com a Prefeitura para expansão do Campus Paranaguá

Unespar busca parceria com a Prefeitura para expansão do Campus Paranaguá.
última modificação: 05/07/2022 10h00

Com o objetivo de expandir o campus Paranaguá da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), o reitor da universidade no Estado, Antônio Carlos Aleixo, juntamente com uma equipe de professores e alunos, reuniu-se com o prefeito Edison Kersten na tarde de quarta-feira. 

Atendendo ao pedido do grupo, o prefeito comprometeu-se a encontrar uma área que pudesse abrigar a expansão da instituição. 

Segundo o prefeito, provavelmente o terreno destinado à construção será na PR-407 “por ser a única direção que a cidade ainda pode crescer e onde está sendo implantada uma infraestrutura adequada ao crescimento”, disse. Atualmente, o Porto Seguro, um dos bairros no entorno da PR-407, já abriga o IFPR (Instituto Federal do Paraná). A região ainda vai abrigar um shopping e outros investimentos privados de grande porte já anunciados. 

Antônio Carlos Aleixo explicou ao prefeito que a Unespar, via Governo do Estado, já tem o projeto de construção e parte da verba assegurada para iniciar a obra. “A expansão é uma necessidade, tendo em vista a demanda crescente da cidade por cursos de graduação. Além disso, temos o setor de pós-graduação, cuja demanda reprimida hoje não está sendo atendida pela instituição”, salientou. 

O projeto, segundo Aleixo, é de um novo campus com moradia estudantil, pista de atletismo, teatro, refeitório, dentre outras estruturas. 

Ainda de acordo com o prefeito, a Prefeitura vem investindo na região, que ficou abandonada por anos, e implantando a estrutura necessária para moradores e empresas. “Estamos investindo em pavimentação, iluminação e construção de creches, como a do Porto Seguro”, explicou. 

A mobilidade urbana também será melhorada. “Estudamos a implantação de um terminal de ônibus na região para atender a demanda dos estudantes”, explicou o prefeito. 

Convênio 
Também ficou acertada a assinatura de um convênio com a universidade para que tanto alunos do campus Paranaguá quanto dos outros seis distribuídos pelo Estado possam contribuir com pesquisas e projetos para a cidade. 

Presença 
Participaram do encontro a secretária municipal de Planejamento, Rita Abe, o secretário de Meio Ambiente, João Roberto, o secretário de Comunicação, Osvaldo Capetta, o vereador Ivan da Fafipar, a professora Mari Falcão, coordenadores pedagógicos e alunos. 

Unespar 

A UNESPAR constitui-se em uma das sete universidades estaduais públicas do Paraná, abrangendo os seguintes campi: Curitiba I, Curitiba II, Campo Mourão, Apucarana, Paranavaí, Paranaguá, União da Vitória e a Escola Superior de Segurança Pública da Academia Policial Militar de Guatupê, unidade especial, vinculada academicamente à UNESPAR, por força do Decreto Estadual 9.538, de 05 de Dezembro de 2013. 

A UNESPAR conta com 68 cursos de graduação, sendo 38 licenciaturas, 30 bacharelados. Em Paranaguá são sete cursos de graduação: administração, ciências biológicas, ciências contábeis, história, letras, matemática e pedagogia, que atendem 2.000 alunos.