Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vestibular da Unespar será determinado pelo calendário da rede pública

Vestibular da Unespar será determinado pelo calendário da rede pública

VESTIBULAR

Para evitar prejuízos aos estudantes do Ensino Médio da rede pública do Paraná, a reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) publicou nesta quarta-feira, 27, uma resolução em que determina que a data do vestibular será estipulada considerando o calendário escolar da rede pública de educação básica do Estado.

O reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, justifica que a medida adotada também leva em consideração a necessidade de alteração dos cronogramas das atividades administrativas da universidade e o fato das atividades acadêmicas estarem suspensas devido à greve.

Diferente de outras instituições de Ensino Superior, a Unespar não realiza o vestibular de inverno e ainda não tem fixada uma data para o vestibular de verão. Portanto, a reitoria enfatiza a importância de aguardar o calendário da rede básica pública.

Desde o ano passado, o processo de seleção de novos acadêmicos na instituição é unificado. Com isso, todos os campi adotaram os mesmos prazos para inscrição e aplicação das provas. A única data diferenciada é para as provas de habilidades específicas destinadas aos candidatos dos cursos de artes, ofertados nos campi de Curitiba I (Embap) e II (FAP).

Enem – Apesar de realizar um vestibular por ano, a Unespar tem utilizado a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma segunda opção para ingresso de novos alunos. A reitoria alerta os interessados em concorrer a uma das vagas ofertadas pela instituição que participe do exame. As inscrições estão abertas até 05 de junho exclusivamente pelo site www.enem.inep.gov.br e custam R$ 63.

A previsão é que a nota do Enem seja utilizada, assim como em 2014, para o preenchimento de 50% das vagas da universidade. Com a nota, o candidato poderá se cadastrar no site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), que selecionará automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso.