Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vestibular da Unespar será determinado pelo calendário da rede pública

Vestibular da Unespar será determinado pelo calendário da rede pública

VESTIBULAR

por UNESPAR última modificação: 05/07/2022 10h00

Para evitar prejuízos aos estudantes do Ensino Médio da rede pública do Paraná, a reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) publicou nesta quarta-feira, 27, uma resolução em que determina que a data do vestibular será estipulada considerando o calendário escolar da rede pública de educação básica do Estado.

O reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, justifica que a medida adotada também leva em consideração a necessidade de alteração dos cronogramas das atividades administrativas da universidade e o fato das atividades acadêmicas estarem suspensas devido à greve.

Diferente de outras instituições de Ensino Superior, a Unespar não realiza o vestibular de inverno e ainda não tem fixada uma data para o vestibular de verão. Portanto, a reitoria enfatiza a importância de aguardar o calendário da rede básica pública.

Desde o ano passado, o processo de seleção de novos acadêmicos na instituição é unificado. Com isso, todos os campi adotaram os mesmos prazos para inscrição e aplicação das provas. A única data diferenciada é para as provas de habilidades específicas destinadas aos candidatos dos cursos de artes, ofertados nos campi de Curitiba I (Embap) e II (FAP).

Enem – Apesar de realizar um vestibular por ano, a Unespar tem utilizado a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma segunda opção para ingresso de novos alunos. A reitoria alerta os interessados em concorrer a uma das vagas ofertadas pela instituição que participe do exame. As inscrições estão abertas até 05 de junho exclusivamente pelo site www.enem.inep.gov.br e custam R$ 63.

A previsão é que a nota do Enem seja utilizada, assim como em 2014, para o preenchimento de 50% das vagas da universidade. Com a nota, o candidato poderá se cadastrar no site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), que selecionará automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso.