Você está aqui: Página Inicial > Notícias > VIII - Varal de Poesias

VIII - Varal de Poesias

Curso de Letras
error while rendering plone.belowcontenttitle.documentbyline

Aconteceu nos dias 1 e 2 de julho, no Campus Paranaguá da UNESPAR, o VIII Varal de Poesia do Curso de Letras deste Campus.

O Varal é um evento muito esperado pelos alunos do curso, que este ano se envolveram na organização e, junto com o centro Acadêmico de Letras, planejaram, divulgaram e levaram o evento a cabo.

É  um concurso de poesia, no qual os alunos se inscrevem tanto como autores quanto como intérpretes. Este ano a temática foi A poesia e o mar. Ao término das inscrições, os poemas   foram impressos e expostos em varal, no pátio da instituição, onde ficaram por duas semanas, para que pudessem ser lidos por todos. Os textos foram avaliados por cinco professores do Curso, que lhes atribuíram  nota . Foram  selecionados 20 textos, para serem  lidos, declamados ou dramatizados, de acordo com o autor.

No primeiro dia, à tarde, aconteceu um minicurso, ministrado pela professora Cristian Pagoto, a partir da temática "O mar na poesia portuguesa". À noite, houve a exibição de um documentário sobre Dorival Caymmi, a partir também da temática do mar. Houve leitura de poemas de poetas do Litoral paranaense, com destaque para a poesia de Silveira Neto.

No segundo dia, quatro professores e uma atriz, ex-aluna de Letras, fizeram parte da comissão julgadora, que escolheu os três melhores intérpretes.

Ao final da noite, poetas e intérpretes foram premiados com troféus.

O Varal de Poesia traz, todos os anos, a Poesia para o centro das atenções e permite que nossos alunos-poetas possam se expressar. É aberto à comunidade e este ano contou com a presença de um aluno da Universidade da Terceira Idade (UNATI), Sr. José,  de 80 anos, que declamou um poema de sua autoria, em homenagem ao Aquário de Paranaguá.

É também o espaço para que se divulgue a produção poética daqueles que buscam o Curso de Letras como forma de se aperfeiçoar .