Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto “Feira do Empreendedor” da Unespar vence Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Geral

Projeto “Feira do Empreendedor” da Unespar vence Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Geral, Ensino

por Marina Santos Daum publicado: 09/12/2021 16h09 última modificação: 05/07/2022 08h31

O trabalho “Feira do Empreendedor”, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranaguá, venceu a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora na categoria ensino superior e representará o Paraná na etapa nacional. Os vencedores da etapa estadual foram divulgados na última quarta-feira (08).

O Prêmio Sebrae tem por objetivo identificar e reconhecer as melhores práticas da educação empreendedora do Brasil e está em sua 2ª edição. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae desde 2013. De acordo com os dirigentes do Sebrae, o desafio é ampliar ainda mais o alcance da educação empreendedora no país e desenvolver seres humanos de forma integral, acreditando que para isso é necessário reconstruir práticas educacionais e proporcionar o engajamento de toda a comunidade escolar.

O prêmio, além de reconhecer e valorizar os professores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras em seus estudantes, têm o potencial de oferecer ao ecossistema educacional projetos inspiradores que podem dar origem a novas ações em outros lugares.

 

A Feira do Empreendedor

O projeto premiado teve início no Colegiado de Administração, do campus Paranaguá, há aproximadamente 10 anos, na disciplina de empreendedorismo. O responsável atual pelo projeto, o professor Marcos Correa, ressalta: “Nossos estudantes são estimulados a criarem uma ideia e desenvolverem um plano de negócio. Após o plano de negócio aprovado, os/as estudantes apresentam suas propostas na Feira do Empreendedor. Esse evento busca atrair a comunidade empresarial regional e cria oportunidade de negócios aos estudantes”.

Além do foco em uma formação empreendedora, o conteúdo da disciplina vai além: “Com o passar dos anos, a proposta da Feira do Empreendedor foi constantemente renovada, de modo a aproximar ainda mais a comunidade empresarial enquanto potencial investidores. Para isso, foi desenvolvido o Prêmio Top of Mind, que se encontra na 6ª edição, premiando as personalidades físicas e jurídicas mais lembradas pelos estudantes do campus.”, destaca o professor Sebastião Cavalcanti Neto, idealizador do projeto.

Além da Feira do Empreendedor e do Prêmio Top of Mind, os/as estudantes desenvolvem anualmente o livro “Empreendedores do Litoral Paranaense: Histórias de Sucesso”. “Buscamos incentivar os estudantes a conhecerem histórias de sucesso dos empreendedores do litoral paranaense e a contarem histórias como incentivo aos novos empreendedores”, destacou professor Marcos.

Todas essas iniciativas são reunidas anualmente no Simpósio de Empreendedorismo e Inovação, que se encontra na 5ª edição e, nesse ano de 2021, foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito, sendo incluído no calendário oficial de eventos de Paranaguá.

Para o professor Sebastião: “O prêmio é o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e estímulo para que o curso de Administração da Unespar, campus Paranaguá, continue buscando não só estimular a inovação e empreendedorismo, mas também, e principalmente, praticar a inovação e empreendedorismo”.