Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PROPEDH e UPE discutem formas de permanência estudantil no ensino superior público

Ensino Superior

PROPEDH e UPE discutem formas de permanência estudantil no ensino superior público

por última modificação: 12/05/2023 15h01

A pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Andréa Sério, se reuniu com o presidente da União Paranaense de Estudantes (UPE), Thales Zaboroski, dia 9 de maio, para conversarem sobre a articulação conjunta em prol de políticas de permanência estudantil no ensino superior público do Paraná.

Entre os assuntos tratados, foram destacadas as articulações institucionais da Unespar com instâncias municipais, estaduais e federais, a partir das demandas apresentadas no relatório do IV Fórum Estudantil da Unespar, realizado em outubro do ano passado, nos campi de Curitiba.

No encontro, foi ressaltada importância da articulação política em prol do financiamento público da assistência estudantil nesse momento de mudança de governo federal. Nesse sentido, a professora destacou as reuniões organizadas pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP), nas quais os reitores e reitoras das sete universidades apresentaram demandas em prol da viabilização de recursos de custeio e investimentos para assistência estudantil, por meio do Ministério da Educação (MEC).

Foi destacada ainda a articulação dos reitores e reitoras da Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), que participaram, em Brasília, de audiências com três ministérios brasileiros e com o vice-presidente, Geraldo Alckmin. No âmbito estadual, uma reunião entre reitores e reitoras das Instituições de Ensino Superior Público do Paraná e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) resultou em edital que proporcionará à Unespar 329 bolsas com foco na demanda social de estudantes de graduação.

Andréa comentou que essas articulações, somadas ao investimento de recursos próprios da Unespar, “possibilitaram a ampliação do atendimento de cinco estudantes de graduação por campus, pelo Programa de Bolsa Permanência, em 2021, para 10 estudantes, em 2022, com nova ampliação com a criação do auxílio-alimentação, passando a atender 20 estudantes, por campus, em 2023”. Outro resultado, explica a professora, é a perspectiva de ampliação para 67 estudantes de graduação a serem atendidos por campus com bolsas e/ou auxílios (bolsa permanência, edital da SETI e auxílio-alimentação), com foco em demanda socioeconômica, ainda em 2023.

Considerando a necessidade de ampliação e de melhoria das condições de atendimento às áreas definidas no Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), o presidente da UPE e a pró-reitora conversaram ainda sobre os movimentos realizados pela União Paranaense e pelas universidades públicas estaduais do Paraná em prol do desenvolvimento de Políticas de Financiamento da Assistência Estudantil. Thales apresentou proposta de elaboração de documento e articulação para a criação de um “Fundo Estadual de Assistência e Permanência Estudantil”, enquanto Andréa destacou a ação das sete universidades estaduais do Paraná para o desenvolvimento de proposição conjunta de Projeto de Lei para a criação da Política de Financiamento Estadual de Assistência Estudantil.

De acordo com a pró-reitora, a aproximação da Unespar com a UPE, o fortalecimento das organizações estudantis dos sete campi e a reativação do Grupo de Trabalho de Assuntos Estudantis (grupo de estudantes indicados por cada campus para atuarem junto à gestão da PROPEDH), “são maneiras concretas de fortalecimento coletivo com o objetivo comum de promovermos a qualidade da permanência estudantil no ensino superior público e colaborarmos para o desenvolvimento humano e social por meio da Educação”, defende.