Você está aqui: Página Inicial > Menu Administrativo > DEC - Divisão de Extensão e Cultura > Série campanhas > Em tempos do Covid-19: ações solidárias da Unespar

Em tempos do Covid-19: ações solidárias da Unespar

desdobramento da pauta de saúde em relação ao COVID-19 em Paranaguá e região litorânea

por Erica Cintra última modificação: 03/07/2020 15h45

Por Erica Cintra

A orientação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura - PROEC  e da própria Unespar é pelo acompanhamento da suspensão das ações culturais e de extensão evitando a aglomeração de pessoas conforme as posturas de saúde, até o desfecho da situação de emergência em saúde pública no Brasil e no mundo.

Todas as ações de extensão e cultura, por recomendação da PROEC, devem permanecer de modo remoto "sejam bolsistas ou voluntários, evitando-se qualquer atividade que contrarie a orientação do isolamento preventivo das autoridades de saúde." segundo o Comunicado n.001/2020 da PROEC, de 31 de março do corrente.

O atendimento da PROEC e das Divisões de Extensão nos campus da Unespar ocorrem de modo exclusivamente remoto até segunda ordem. E conforme a Instrução de Serviço n. 002/2020 - PROEC: "Todas as propostas de ações extensionistas e/ou de cultura, bem como relatórios, pedidos de prorrogação/ renovação e outras alterações, deverão ser instruídas pelo/a proponente via e.Protocolo no formato digital, direcionado à Divisão de Extensão e Cultura do respectivo campus [em Paranaguá: UNESPAR/PGUA/DIV/EXT/CULT, aos cuidados da Professora Erica Piovam de Ulhoa Cintra], a qual dará sequencia ao trâmite previsto no Regulamento de Extensão e Cultura da Unespar."

Para mais informações, entre em contato pelos seguintes endereços eletrônicos: divisao.extensao.paranagua@unespar.edu.br   /  erica.cintra@unespar.edu.br

E pela oportunidade, convidamos a todos/as a participar como puderem das campanhas solidárias promovidas pelo Comitê de Apoio às Pessoas em Situação de Risco Social do Campus de Paranaguá junto a Chefia dos Assuntos Estudantis, professora Monika Herek, e ao CEDH - Centro de Educação em Direitos Humanos da Unespar, professora Elizabeth Regina Streisky de Farias (cedh.paranagua@unespar.edu.br), com várias ações voluntárias no período de crise, especialmente em atenção aos acadêmicos nas questões pedagógica e psicológica. Tais setores também integram as ações coordenadas pelos professores de Ciências Biológicas José Roberto Caetano da Rocha e Cassiana Baptista Metri, o agente universitário Luiz Alvim, e o estudante Luís Fabiano Cordeiro Filho, na coleta/recepção/distribuição de cestas básicas em doação para famílias de estudantes em vulnerabilidade social.

Dentre as doações de produtos não perecíveis também são aceitos: produtos de higiene, material de limpeza, ração animal, e ainda material para confecção de máscaras de pano (coleta de tecidos, fios e elásticos para confecção - preferencialmente do tipo TNT), nesse caso, destinados ao projeto de extensão Couro de Peixe, da professora Katia Kalko que junto às artesãs vinculadas ao projeto e voluntárias atuam nessa confecção solidária que pretende alcançar a confecção de 700 máscaras para crianças em vulnerabilidade social e baixa imunidade, dentre outras ações, como a do Núcleo de Informação e Tecnologia - NIT que tem se dedicado à confecção de máscaras em material especial acrílico e resistente para distribuição no setor da saúde.

As doações espontâneas desses materiais podem ser realizadas diretamente no campus da Unespar em Paranaguá, sito à rua Comendador Correa Junior, número 117 - Centro, entrada pelo portãozinho azul, na lateral das escadarias de acesso, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16:30min.exclusivamente. Todo o material será revertido às famílias de estudantes e setores sociais em vulnerabilidade social e ao setor da saúde do município de Paranaguá e região portuária e litorânea do Paraná.