Você está aqui: Página Inicial > Menu Administrativo > CDoc. H. Litoral

Sobre o CDOC. H. Litoral


  • O QUE É?

             O Centro de Documentação Histórica do Litoral do Paraná, do Campus de Paranaguá, CDOC. H/LITORAL é um órgão colegiado vinculado à Direção do Campus de Paranaguá, da Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, voltado ao tratamento arquivístico de documentos de caráter permanente, reconhecidos pelo seu valor histórico, científico e cultural, preferencialmente os documentos advindos das Varas Criminais no âmbito do litoral do Paraná.

           O CDOC. H. atuará como um laboratório de caráter científico e pedagógico, oferecendo suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionadas à memória histórica e sociocultural do litoral do Paraná a partir da documentação disponível em seu acervo.

  • OBJETIVOS:

            - Reunir, custodiar e preservar documentos de valor permanente e referências documentais úteis ao ensino e à pesquisa em sua área de especialização;

        - Atuar como laboratório de natureza científica e pedagógica, oferecendo suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir da documentação disponível em seu acervo;

           - Captar e constituir coleções e fundos documentais, realizando sua restauração, organização, conservação, manutenção e divulgação uteis ao ensino e a pesquisa em sua área de especialização.

 

Documentos

Regulamento

Regulamento do Centro de Documentação Histórica do Litoral do Paraná, do campus de Paranaguá, da Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR.

Resolução Nº 002/2022 – Campus de Paranaguá.

Aprova a criação do Centro de Documentação Histórica do Litoral do Paraná da UNESPAR – Campus de Paranaguá.

Processo 17.147.750-6

Criação do Centro de Documentação Histórica do Litoral do Paraná.

Termo de Cessão de Uso de Documentos Nº 007/2022.

Do arquivo histórico municipal da Prefeitura de Paranaguá/PR em favor do Centro de Documentação Histórica do Litoral do Paraná, vinculado a Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranaguá.

Acordo de Cooperação Técnica Nº 8403690 DP-DA

Termo de Convênio que entre si celebram a Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná - TJPR.

Entrevistas

Links

Nossa Missão

O CDoc. H Litoral tem por finalidade preservar, salvaguardar e divulgar o patrimônio documental, em especial aqueles de origem pública na área de abrangência do Litoral do Paraná, documentos esses reconhecidos pelo seu valor histórico, científico e cultural. A Instituição adquire uma função de laboratório científico e pedagógico que oferece ações de educação patrimonial, bem como suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da UNESPAR/Campus de Paranaguá.

Mural de Notícias