Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Apicultura como alternativa de renda para os produtores rurais do litoral

Apicultura como alternativa de renda para os produtores rurais do litoral

Teste

Os alunos do quarto ano do curso de administração promoveram ampla pesquisa de campo e divulgaram o relatório na forma de artigo publicado na Revista Sodebras.

O litoral do Paraná é carente de alternativas agrícolas devido a baixa fertilidade natural do solo e da declividade acentuada das terras em grande parte da região, diante destes fatos surgiu a investigação sobre se apicultura poderia se caracterizar alternativa de renda para os produtores rurais.

A pesquisa exploratória que entrevistou 32 apicultores, visou conhecer o perfil do apicultor, e detectar os principais pontos de estrangulamento ao desenvolvimento deste setor na visão do produtor.

Os resultados mostraram que a apicultura no litoral do Paraná possui produção muito abaixo da média nacional, sendo praticada quase na totalidade pelas pessoas do gênero masculino, com idade superior a 50 anos, como principais entraves, destacaram-se a falta de capital para investimento em tecnologia de produção, a idade avançada e a baixa escolaridade dos apicultores, que aparentemente se constituem como limitadores ao desenvolvimento da atividade.

Segundo os autores a capacitação técnica e prática pode ser a principal alternativa da reversão da baixa produtividade apresentada pelos apiários no litoral do Estado.

Na foto os autores da pesquisa e alunos do 4 ano do curso de Administração de Empresas