Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Apicultura como alternativa de renda para os produtores rurais do litoral

Ensino Superior

Apicultura como alternativa de renda para os produtores rurais do litoral

Teste

por última modificação: 05/07/2022 10h00

Os alunos do quarto ano do curso de administração promoveram ampla pesquisa de campo e divulgaram o relatório na forma de artigo publicado na Revista Sodebras.

O litoral do Paraná é carente de alternativas agrícolas devido a baixa fertilidade natural do solo e da declividade acentuada das terras em grande parte da região, diante destes fatos surgiu a investigação sobre se apicultura poderia se caracterizar alternativa de renda para os produtores rurais.

A pesquisa exploratória que entrevistou 32 apicultores, visou conhecer o perfil do apicultor, e detectar os principais pontos de estrangulamento ao desenvolvimento deste setor na visão do produtor.

Os resultados mostraram que a apicultura no litoral do Paraná possui produção muito abaixo da média nacional, sendo praticada quase na totalidade pelas pessoas do gênero masculino, com idade superior a 50 anos, como principais entraves, destacaram-se a falta de capital para investimento em tecnologia de produção, a idade avançada e a baixa escolaridade dos apicultores, que aparentemente se constituem como limitadores ao desenvolvimento da atividade.

Segundo os autores a capacitação técnica e prática pode ser a principal alternativa da reversão da baixa produtividade apresentada pelos apiários no litoral do Estado.

Na foto os autores da pesquisa e alunos do 4 ano do curso de Administração de Empresas