Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar lança projeto para atender ambulantes de Pontal do Paraná

Unespar lança projeto para atender ambulantes de Pontal do Paraná

Aliar a consciência ambiental com a geração de emprego e renda é o objetivo principal do “Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável”. O projeto de extensão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que será realizado por meio do campus de Paranaguá, foi lançado na noite de terça-feira (6) como uma forma de marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O projeto vai atender os cerca de 600 membros da Associação dos Vendedores Ambulantes de Pontal do Paraná (Avapar) e terá como base o trabalho a partir dos resíduos de coco verde dispensados no município. Para o desenvolvimento, estão previstas ações de conscientização, a coleta da casca do coco, a capacitação dos associados e a transformação do material em diferentes produtos.

Como detalha o coordenador, professor Sebastião Cavalcanti Neto, os associados da Avapar poderão transformar as cascas consumidas na temporada de verão em substrato agrícola, fibra para confecção de substituto do xaxim e outros produtos ecologicamente corretos. “A expectativa é de que o projeto crie uma nova fonte de renda para as famílias dos ambulantes fora da temporada”, destaca.

Financiado por meio do programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), o projeto terá recurso para aquisição do maquinário para auxiliar no processo de trituração da casca do coco e para o pagamento de bolsa aos acadêmicos e profissionais recém-formados que supervisionarão as atividades.

Além dos associados da Avapar e participantes do projeto, o vice-reitor da Unespar, professor Sydnei Kempa, e lideranças locais também estiveram presentes no lançamento. Kempa destacou a importância da universidade se fazer presente junto às comunidades buscando alternativas de desenvolvimento sustentável com a geração de emprego e renda.

Impactos positivos

O coordenador aponta que apesar dos benefícios sociais e econômicos, o aproveitamento da casca também ocasionará impactos positivos para o meio ambiente. Para isso expôs alguns números que destaca como importantes.

Segundo ele, a estimativa é de que 100 toneladas de resíduos da fruta deixarão de ser encaminhadas ao aterro sanitário de Pontal do Paraná o que aumentará a vida útil do espaço. “A água representa apenas de 20% a 25% do peso total do coco e a casca pode demorar até oito anos para se decompor. Um copo de 250 ml de água de coco gera mais de um quilo de lixo”, detalhou.

Avapar

A associação completa em outubro 20 anos de fundação. A criação foi idealizada para garantir o direito dos cidadãos pontalenses exercerem a atividade de ambulante durante o período da temporada de verão que se constitui, na maioria das vezes, na única fonte de renda dos moradores do município. Por meio da Avapar são realizados os cadastros dos sócios, divididas as atividades e organizadas as regiões de atuação dos mesmos.