Laboratório de Estudos da Escravidão e do Pós-Abolição
Propõe-se a pensar a história da escravidão e dos negros no Brasil colonial, imperial e do pós-abolição. Interessa questões variadas, que envolvem o tráfico africano e aspectos de africanidades; as políticas de dominação e controle; resistências e sociabilidades escravas; dinâmicas culturais; visões de mundo; gênero, assim como temas relacionados à memória da escravidão no tempo presente, as experiências de liberdade, o racismo, os direitos de cidadania.
A criação do Laboratório prevê a orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvidos por alunos e alunas da Unespar/Paranaguá, assim como pesquisas ligadas a Programas de Iniciação Científica. Da mesma forma, interessa o desenvolvimento de projetos de extensão direcionados às escolas públicas do litoral paranaense, que pode estar relacionado à educação patrimonial sobre a presença de africanos e afrodescendentes no litoral paranaense, assim como a formação complementar através de cursos que respondam à demanda prevista pela Lei 10.639, de 2003 sobre o Ensino de História da África e de Cultura Afro-Brasileira.
Função:
Formação de um sólido campo de estudos na área da escravidão e do pós-abolição no litoral paranaense visando ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão que permitam responder à demanda prevista pela Lei 10.639/2003, no sentido de incorporar africanos e afrodescendentes como sujeitos da história do Paraná, que seguem travando lutas pelo direito ao exercício pleno de sua cidadania.