Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Letras Português > Letras Português > Comunidade de leitores José Saramago

Projeto de pesquisa: Comunidade de leitores José Saramago

Docente Responsável pelo Projeto: Wendel Cássio Christal

Este projeto está vinculado à comemoração do centenário do escritor português José Saramago (1922-2022), único Prêmio Nobel de Literatura em língua portuguesa. Em consonância com as celebrações que acontecerão em várias universidades brasileiras e estrangeiras, além da Fundação José Saramago, em Lisboa, este projeto tem por finalidade a formação de uma comunidade de leitores preocupada em ler, investigar e analisar alguns elementos de composição da linguagem presentes em diferentes gêneros literários produzidos por Saramago, bem como a contribuição desses textos para o estabelecimento de um legado literário que amplia a dimensão da formação de leitores críticos e a construção de um processo contínuo de humanização. Para isso, serão selecionados textos fundamentais da obra bibliográfica do escritor, de diferentes domínios da esfera literária, constituindo assim o corpus da pesquisa, a saber: blog, contos, crônicas, diários, literatura infantojuvenil, poemas, teatro e sobretudo romances, analisados à luz de um referencial teórico calcado em autores voltados aos estudos saramaguianos. A metodologia deste projeto está baseada em Cosson (2018), a respeito de círculos de leitura e de letramento literário.

Os encontros ocorrem duas vezes por mês: uma para apresentar a obra a ser lida; outra para os leitores compartilharem as experiências de leitura da obra escolhida por eles. Discentes, professores e interessados na obra de Saramago são muito bem-vindos!