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Projeto de pesquisa "Ensino de gramática na Educação Básica: metodologias, conhecimento científico e metacognição"

Docente Responsável: Julio William Curvelo Barbosa 

     Este projeto tem como objetivo principal discutir e desenvolver propostas de ensino apoiadas em metodologias de base científica no ensino de gramática. A partir da discussão em Barbosa (2019), a pesquisa é dividida em duas frentes: no lado teórico/crítico, contemplam-se análises de textos sobre Linguística e ensino de Língua Portuguesa, a presença de conteúdo científico em livros didáticos e o papel da gramática nos documentos oficiais que guiam as propostas curriculares e os materiais de apoio dos professores do Ensino Básico.

     A segunda faceta da pesquisa se dá em âmbito metodológico/prático, com a elaboração de propostas de oficinas de Língua Portuguesa para o ensino de morfologia e sintaxe no Ensino Fundamental II e Ensino médio, seguindo a proposta de Pilati (2017), com uma abordagem gerativista para o ensino em seu método de Aprendizagem Linguística Ativa (ALA). Neste método, as atividades escolares são baseadas em torno de um ensino que (i) concilia o conhecimento prévio do aluno, desenvolvendo (ii) seu conhecimento profundo dos fenômenos estudados e (iii) suas habilidades metacognitivas. Assim, o trabalho traz uma proposta concreta de obter evidências para a afirmação de que a contribuição maior da Linguística deve ser a aplicação do conhecimento teórico na prática, por meio de metodologias de base científica, e não no ensino de teorias aos alunos, trazendo luz para o debate acerca das visões de como deve se dar a influência da visão científica no ensino de gramática.