Você está aqui: Página Inicial > Letras Inglês promove IV Seminário de Extensão e I Seminário de Pesquisa

Ensino Superior

Letras Inglês promove IV Seminário de Extensão e I Seminário de Pesquisa

por última modificação: 02/12/2025 13h14

O Curso de Letras Inglês da Unespar Campus de Paranaguá realizou nesta segunda-feira, dia 01 de dezembro, no Auditório Manoel Viana, o IV Seminário de Extensão e I Seminário de Pesquisa. O evento reuniu discentes e docentes do colegiado para divulgar projetos de extensão e de pesquisas científicas desenvolvidas durante o ano letivo.

Entre os projetos de extensão apresentados, o “Vozes Indígenas 2025”, do Prof. Dr. Thiago Possiede, desenvolvido por estudantes do primeiro ano, busca ampliar o repertório cultural de estudantes e fortalecer o diálogo entre universidade e escolas públicas, por meio de oficinas interativas sobre produção literária e artística dos povos originários.

Na área de desenvolvimento de habilidades, o projeto “Conversation Club 2025: Let’s Speaki English!”, coordenado pelo Prof. Dr. Gabriel Jean Sanches e desenvolvido por estudantes do segundo ano, tem com foco o aprimoramento da oralidade em língua inglesa por meio de encontros presenciais com temáticas do cotidiano, criando um ambiente acolhedor para prática da conversação. Assim como o projeto “Leitura e Escrita para o Mundo: Compreensão e Produção Escrita em Língua Inglesa”, da Profa. Dra. Paola Machado da Silva, com a participação de estudantes do segundo ano, que auxilia na formação dos estudantes da comunidade interna através de atividades práticas de leitura, escrita e conversação em língua inglesa. O projeto “Oficina EscrevArte”, também da docente Paola, com estudantes do quarto ano, tem como objetivo de compartilhar possibilidades de ensino e experiências voltadas a técnicas de leitura e produção textual, incluindo música e arte como ferramenta pedagógica.

Outro destaque apresentado no evento foi o minicurso “Na Ponta da Língua: Comunicação Portuária em Língua Inglesa com Fins Específicos”, da Profa. Dra. Maria Cecília Pilati de Carvalho Fritsche, supervisionado pelo Prof. Dr. Elerson Cestaro Remundini e desenvolvido por estudantes do segundo ano, que proporcionou o primeiro contato com o inglês portuário para 66 inscritos, que incluíram funcionários do Porto Dom Pedro II, em aulas ministradas para a comunidade no auditório do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, sendo finalizado com uma visita técnica ao Porto de Paranaguá.

Com o recurso de jogos como ferramenta de ensino, a docente Maria Cecília ainda coordenou o projeto “Methods On: Metodologias Ativa no Ensino de Línguas” que foi desenvolvido por estudantes do terceiro ano, o qual aplicaram jogos digitais e analógicos para aprendizados da língua, em 35 estudantes da Unati – Universidade da Terceira Idade. Já com o foco no público infantil, o “Let the Kids Play”, da Profa. Dra. Déborah Caroline Cardoso Pereira, envolveu também a criação e aplicação de jogos para estudantes do 6 ano do Fundamental I.

Na área da Literatura, a XVIII Mostra de Literaturas de Língua Inglesa, coordenado pela Profa. Dra. Alessandra da Silva Quadros Zamboni e realizado por estudantes do terceiro e quarto ano, é feita por meio de apresentações artísticas e/ou demonstrativas de obras selecionadas, buscando ampliar a reflexão sobre os diversos gêneros literários e contextos socioculturais. E para o público infantil, o projeto “Storytelling 2025: The Art of Retelling Stories”, do docente Gabriel, junto com estudantes do quarto ano, utiliza a contação de histórias para a comunidade externa, que neste ano, contou com apresentações realizadas no Aquário Marinho de Paranaguá.

O evento também marcou o I Seminário de Pesquisa, apresentando estudos de Iniciação Científica que abordaram a interseção entre tecnologia, tradução e formação docente. Entre os trabalhos apresentados, a pesquisa “Tecnologias digitais na formação inicial de professores de língua inglesa: Evidências a partir de uma revisão sistemática”, da discente Melissa Matos de Lima com a Profa. Alessandra Zamboni, salienta um crescimento significativo e maior difusão do uso das tecnologias digitais, especialmente no período pandêmico, destacando a necessidade de adequação dos recursos e impacto no processo de aprendizagem.

Também das autoras, o trabalho “Tecnologias digitais como mediadoras da produção do conhecimento na formação docente em Letras Inglês”, investiga e mapeia o uso de tecnologias digitais com os docentes do curso de Letras, com base em metodologias ativas e aprendizagem em gamificação.

O estudo “Tradução automática de textos técnicos: Eficiência, riscos e possibilidades”, da acadêmica Rayane Manuelle Corrêa de Lima com o Prof. Elerson Remundini, analisou traduções feitas por ferramentas online e sistemas de Inteligência Artificial, como ChatGPT, Google Tradutor, DeepL e Wordvice AI, permitindo a discussão do papel essencial da intervenção humana na pós-edição para garantir precisão e fluidez ao texto final.

E a pesquisa “Entre margens e correntes: A língua inglesa na internacionalização da Educação Pública do Paraná”, do discente Marcelo Benkendorf, com o Prof. Gabriel Sanches, analisou a plataforma digital “Inglês Paraná Teens”, identificando contradições entre os objetivos de internacionalização e a realidade escolar, reforçando o papel da autonomia docente.