Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Matemática apresenta projetos e pesquisas acadêmicas sobre o ensino na Expemat

Ensino Superior

Curso de Matemática apresenta projetos e pesquisas acadêmicas sobre o ensino na Expemat

por última modificação: 08/12/2025 13h29

Na sexta-feira, dia 05 de dezembro, foi realizado no Auditório Luiz Carlos dos Santos, da Unespar, Campus de Paranaguá, a Expemat 2025 – Experiências Pedagógicas no Ensino da Matemática, promovendo uma série de pesquisas e ações de extensão que buscam revolucionar o ensino. Os projetos apresentados no evento focam na contextualização, no uso de recursos didáticos manipuláveis e na abordagem crítica dos conteúdos, com o objetivo de tornar a disciplina mais acessível, engajadora e significativa para alunos da Educação Básica e futuros professores.

O projeto intitulado “Viajando com a História da Matemática: Destino: Sala de aula – Boa Viagem!”, das acadêmicas Francine Gabriely de Oliveira Sergio e Marcia Maria da Veiga Arantes, com orientação da Prof. Esp. Solange Maria Gomes dos Santos, que utilizou uma sequência didática, aplicada com atividades como Geoplano e o Triângulo de Pascal, busca desmistificar o surgimento dos conceitos matemáticos, reforçar o papel transformador da disciplina na sociedade e a importância da História para contextualizar a aprendizagem. O uso da metodologia, que culminou na apresentação de uma "Roda Matemática" na Mostra das Profissões, reforça o valor de metodologias ativas na formação prática de licenciandos.

Ainda sobre a Mostra, os acadêmicos Diogo Augusto Maciel de Paula e Patrícia Vieira Alves, com orientação do Prof. Dr. André Guilherme Buss Lemes, realizaram a pesquisa “Divulgando Ciência e Matemática: Projeto extensionista em andamento na Mostra de Profissões da Unespar”. O projeto sobre extensão universitária relata a aplicação de experimentos interativos para despertar o interesse de estudantes do Ensino Médio por Física e Matemática, contribuindo para a formação prática dos licenciandos, que desenvolvem habilidades de comunicação e mediação pedagógica.

Na abordagem sobre o ensino da Álgebra, tradicionalmente vista como abstrata e desmotivadora, o projeto de Iniciação Científica intitulado “Uma investigação sobre o uso de Materiais Didáticos Manipuláveis no ensino de Álgebra em colégios de Paranaguá”, sob autoria da discente Anay Kurpel Pusch e orientado pelo Prof. Dr. Tiago Luiz Ferrazza, investiga o uso de MDM no ensino da disciplina, buscando identificar lacunas e propor novas estratégias que tornem o tema mais concreto e significativo.

A pesquisa de Iniciação Científica, conduzida pelo acadêmico Vinicius da Silva Kich, com orientação do Prof. Fernando Yudi Sakaguti e Prof. Dr. Ricardo Paleari da Silva, busca propor a inserção da Geometria Esférica no Ensino Médio, mediada pelo software GeoGebra, visando revitalizar o ensino da Geometria e desenvolver o pensamento crítico ao analisar e comparar diferentes projeções cartográficas, como a de Mercator. Além de discutir as distorções inerentes à representação plana da Terra, o projeto busca desmistificar a ideia do mapa como representação fiel, mostrando que a escolha do mapa está ligada a interesses específicos, integrando conhecimentos de Matemática e Geografia.

Ainda sobre o ensino, o projeto “O uso do Algeplan no desenvolvimento do pensamento algébrico de licenciandos surdos em Pedagogia: Um estudo em andamento”, de autoria de Fernando Lucas Rosa Hernandes, com orientação do Prof. Dr. André Guilherme Buss Lemes e supervisão da Profa. Dra. Silvia de Ross, do colegiado de Pedagogia, destaca o uso do recurso Algeplan para superar barreiras abstratas com apoio visual e tátil, promovendo uma Matemática Inclusiva e de maior autonomia dos estudantes.

O trabalho “O Júri Simulado como estratégia didática no ensino de Álgebra: Reflexões sobre o Debate Crítico e o Pensamento Algébrico”, do discente Gabriel Leal Kulik e orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Paleari da Silva, propõe o uso do Júri Simulado como alternativa didática onde os estudantes debatem a validade de uma solução para uma equação, através do domínio e da verificação das soluções aplicadas.

Em outra frente, o projeto "Práticas em Matemática nas Escolas – Experiências do PET-MAPE", dos acadêmicos Erik Carolo Martins, Jéssica Souza da Cunha e Stella Cristina Cordeiro do Rosário, orientados pela Profa. Dra. Liceia Alves Pires e Profa. Dra. Danielle Marafon, do colegiado de Pedagogia, foca em tornar o aprendizado mais significativo e participativo com ferramentas interativas, como a Roleta do PET-MAPE e a Balança de Volume dos Prismas, para fundamentar a importância da ação, interação e significado no ensino da disciplina.

Por fim, das acadêmicas Patricia Alves da Cruz e Patrícia Vieira Alves, o projeto "Divulgando a Matemática: o que podem as Oficinas de Geometria?", apresentou resultados da utilização de atividades práticas e lúdicas com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, a fim de socializar conhecimentos de Geometria para melhor compreensão dos conceitos pelos estudantes.

O evento Expemat busca apresentar para a comunidade acadêmica do curso de Matemática, os projetos e pesquisas que demonstram o pensamento teórico e crítico desenvolvido pelos estudantes e pesquisadores, consolidando o evento como um espaço essencial para o debate e a divulgação de abordagens no ensino da Matemática.