Você está aqui: Página Inicial > Notícias > De 24 a 28 de Agosto: VII SEUDI - Seminário Educação, Universidade, Diversidade e Inclusão

Ensino Superior

De 24 a 28 de Agosto: VII SEUDI - Seminário Educação, Universidade, Diversidade e Inclusão

Este ano o evento será online. com diversas atividades durante os 5 dias.
por última modificação: 05/07/2022 10h00

O convívio com a diversidade tem impulsionado uma trama de novos valores sociais e individuais. Historicamente, as pessoas consideradas dentro do padrão da normalidade se encarregaram de atribuir valores às pessoas que se “desviavam” ou “desviam” de tal padrão. Contudo, essa história vem sendo, embora de forma tímida, recontada pelos próprios sujeitos que apresentam deficiência ou qualquer marca diferencial que os distinguem do padrão da normalidade como a orientação sexual, a raça, a cor da pele, enfim, marcas que julga-se impróprias ao padrão preestabelecido. Alguns fatores têm se caracterizado como decisivos para novas ações, dentre os quais é possível destacar o acesso ao conhecimento sobre as Pessoas com Deficiência (PcD) e o próprio convívio com toda forma de diversidade humana, afinal, ser diferente é condição inerente ao ser humano. Neste contexto, o VII SEUDI objetiva instigar reflexões sobre uma das piores coisas que pode acontecer na condição de diversidade humana que consiste em: não ser visto como sujeito social, pessoa humana que tem conhecimentos preexistentes, expectativas, sonhos, desejos, etc. pois, advoga-se que “a inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, mas uma estrada sem fim, com todos os tipos de barreiras e obstáculos, alguns dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações” (MITTLER, 2003, p. 21).

Neste ano em função da pandemia do COVID 19, o evento será online tendo na programação Lives com renomados professores e pesquisadores de temáticas relacionadas ao PAEE.

O evento será transmitido pelo canal Unespar Campus de Paranaguá:

Clique aqui para acessar

Certificados:

As informações sobre certificados estarão disponíveis na página da UNESPAR e poderão ser baixados utilizando o CPF em: http://certificados.unespar.edu.br/

Frequência:

A frequência será monitorada por meio de formulários Google Forms em cada dia do evento

Inscrições:

Clique aqui para se inscrever

Programação:

#Pracegover - Evento Extensionista UNESPAR Campus Paranaguá com Certificação de 20 horas. Sétimo Seminário Educação, Universidade, Diversidade e Inclusão. O Cartaz apresenta a imagem de alguns clips coloridos, lápis de cor e um relógio, com o Logotipo da UNESPAR no centro superior da folha, e o logotipo do SEUDI, logo abaixo. O logotipo do SEUDI é composto por um círculo roxo com quatro mãos juntas no seu interior. Uma mão de cada cor representando a diversidade. Cores com tons verde e azul. Tanto do lado esquerdo, quando direito do círculo, existem gravuras de pessoas de braços abertos, envolvendo o círculo. O Evento acontecerá entre os dias 24 e 28 de Agosto de 2020. De Segunda à Sexta feira, das 16 horas às 18 horas e das 19 horas às 21 horas.
Na Segunda feira, das 16 horas às 18 horas, contaremos com a presença da professora Doutora Dorcely Belanda Garcia, com a temática “Políticas Públicas da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e os desafios no processo de efetivação”. Também com a presença da professora Dra. Aline Roberta Tacon Dambros, com a temática “Panorama das Políticas Públicas Inclusivas Internacionais e Nacionais”.
Ainda na Segunda Feira, das 19 às 21 horas, contaremos com a presença da professora Doutora Anna Augusta Sampaio de Oliveira com a temática “Deficiência Intelectual no contexto da inclusão escolar”. Também com a presença da professor Doutor Fabio Alexandre Borges, com a temática “Práticas Docentes e tarefas matemáticas potencialmente inclusivas”.
Na Terça feira, das 16 às 18 horas, contaremos com presença da professora Doutora Magda Branco, com a temática “Educação e Diversidade em tempos de Isolamento Social”. Também com a presença da professora Doutora. Eromi Izabel Hummel, com a temática “Tecnologias Assistivas e a Inclusão.
Ainda na Terça Feira, das 19 às 21 horas, contaremos com a presença da professora Mestre Ceres América Ribas Hübner, com a temática “Surdez no contexto da Educação Inclusiva”. Com a presença da professora Especialista Patrícia Siman Gonçalves, com a temática “Aquisição da linguagem e a construção do sujeito surdo”. Também com o professora Mestra Jucélia Lima, com a temática “Dificuldades de aprendizagem e distúrbios de aprendizagem.
Na Quarta feira, das 16 as 18 horas, contaremos com a presença da professora Doutora Elizabeth Regina Streisky de Faria, com a temática “Gestão Escolar e o papel do professor frente aos desafios da inclusão escolar”. Também com a presença do professor Doutor Gilmar de Carvalho Cruz, com a temática “Inclusão e Formação de Professores no Ensino Superior.
Ainda na Quarta Feira, das 19 as 21 horas, contaremos com a presença da professora Doutora Roseneide Batista Cirino, com a temática “Inclusão no Ensino Superior”. Também com a professora Doutora Noemi Nascimento Arsay, com a temática “Experiências de Inclusão no Ensino Superior”.
Na Quinta feira, das 16 as 18 horas, contaremos com a presença do Acadêmico Vinicius Bispo, com a temática “UFA, autismo e emancipação”. Também com a presença da professora Especialista Adriana Haas Ferreira, com a temática “O TEA no contexto da inclusão”.
Ainda na Quinta Feira, das 19 as 21 horas, contaremos com a presença da professora Mestre Luiza Helena Gonçalves, com a temática “Lei de cotas e campo de trabalho das Pessoas com Deficiência. Com a presença da professora Doutora Thalita Anny Estefanudo Orsioli, com a temática “Profissionalização da PcD. Também com a Gestora Andreia Quaesner, com a temática “Gestão e Inclusão de PcD no mercado de trabalho”.
Na Sexta Feira, das 16 as 18 horas, contaremos com a presença das professoras Mestras Anne Caroline e Silvia Goyos Nascimento, com a temática “Deficiência Visual (Cego e Baixa visão) no contexto da Inclusão Escolar. Com a presença da professora Especialista Edilene Calisto Nascimento, com a temática “Altas habilidades no contexto da inclusão escolar.
Ainda na Sexta Feira, das 19 as 21 horas, contaremos com a presença da professora Andrea Lucia Serio Bertoldi, com a temática “Arte no contexto da inclusão”. Também com a presença da professora Mestra Katia de Abreu Fonseca, com a temática “Ajustes Curriculares: garantia da acessibilidade curricular ao PAEE”.

Mais Informações:

Para mais informações, entre em contato com o NESPI: nespi.paranagua@unespar.edu.br