Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro de Pedagogia no Litoral debate "Humanização e Emancipação"

Ensino Superior

Encontro de Pedagogia no Litoral debate "Humanização e Emancipação"

por última modificação: 25/11/2025 10h44

Encontro de Pedagogia no Litoral debate "Humanização e Emancipação"

Começou nesta segunda-feira, dia 24 de novembro, no Campus de Paranaguá, o XIV Encontro de Pedagogia do Litoral Paranaense e o VIII Grupo Margem, com o tema "Humanização e Emancipação: Caminhos para uma pedagogia necessária". O evento segue até a sexta-feira, dia 28 de novembro, com uma programação organizada pelo colegiado de Pedagogia, que inclui diversas atividades como palestras e oficinas, nos períodos vespertino e noturno, no Auditório Manoel Viana do Campus de Paranaguá.

Na tarde da segunda-feira, dia 24, foram realizadas as palestras "Literatura Infanto Juvenil – Falando sobre a obra de Bartolomeu Campos Queirós", ministrada pela Profa. Dra. Cátia Toledo Mendonça, do colegiado de Letras Português, e "Reflexões sobre a violência doméstica: Estudo comparativo entre a Lei Maria da Penha e O Cortiço, de Aluísio Azevedo", apresentada pela professora e psicóloga Kristy Hellen Santos de Araújo. No período noturno, houve uma homenagem a estudantes e professores recentemente aposentados, seguida de uma apresentação cultural com o Coral da Unati e da palestra "Humanização na Educação: O que é isso?", ministrada pelo Prof. Dr. Mauricio Vitoria Fagundes, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A programação continua na terça-feira, dia 25, com a exibição do documentário "Professoras" e uma roda de conversa com a Profa. Dra. Juslaine Abreu-Nogueira (Unespar Campus de Curitiba II/FAP), o Prof. Dr. Balduino Horn (UFPR) e a parlamentar Ana Júlia Ribeiro. No período noturno, ocorre a atividade "Mística – Declamação de Poesias", seguida da mesa de debate "Territórios que educam: Saberes das margens e pedagogias das resistências", com a pedagoga Renata da Silva Gerhardt (Escola Indígena Pindoty), o coordenador pedagógico Mateus Bravo de Oliveira (Escola Estadual Guavirá Poty) e a professora da Educação Infantil em comunidades rurais de Guaraqueçaba, Débora Pontes Dias.

Na quarta-feira, dia 26, serão ofertadas duas oficinas no período da tarde: "Oficina de fotografia – Em nossa glória: Decolonizando o olhar", da Profa. Dra. Raquel Zanini (colegiado de Pedagogia), e "Oficina – Olhares decoloniais sobre o povo caiçara: Um diálogo com Carolina Maria de Jesus", ministrada pela professora Elisane Fank (Colégio Estadual do Paraná). No período noturno, "Do quarto ao despejo à sala de jantar: Da vida ao sonho", uma intervenção artística com estudantes do curso de Pedagogia do período vespertino, com direção do Prof. Dr. Evando José dos Santos Neto (colegiado de Letras Português).

Na quinta-feira, dia 27, a programação segue com a palestra "A atividade docente: O amparo legal dos professores", no período da tarde, ministrada pela Profa. Dra. Nathália Fernandes de Oliveira (colegiado de Administração). Em seguida, ocorre a palestra "Literatura filosófica e o princípio de filosofar com crianças", com a Profa. Dra. Karen Franklin (UFPR). No período da noite, têm início as apresentações de trabalhos no Seminário de Socialização das Experiências de Extensão, que continuam na sexta-feira, tanto à tarde quanto à noite.