Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes aprendem, em campo, como funciona o sistema de criação de ostras, em Guaratuba

por última modificação: 13/09/2023 13h21

Estudantes de bacharelado e licenciatura do 2° ano do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranaguá, participaram de uma aula de campo, dia 18 de agosto, no Sítio Sambaqui, em Guaratuba, como parte das disciplinas de Aquicultura, Legislação Ambiental, Botânica e Ecologia Aplicada.

O objetivo do grupo foi conhecer e vivenciar uma área de cultivo de ostras e o restaurante que funciona no local, que vende as ostras cultivadas, além de outros produtos regionais. O espaço que realiza o cultivo das ostras fica localizado em uma área de manguezal, que possui um sistema de cultivo sustentável.

Segundo o docente Murilo Zanetti Marochi, que ministra as aulas de Aquicultura, durante a atividade, os/as estudantes puderam ver na prática “como ocorre o cultivo de ostras, quais as especificidades do sistema de produção e manejo, até o resultado final com as ostras prontas para venda.”

Também tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a legislação ambiental necessária para a implementação e manutenção de um cultivo, em uma área de preservação ambiental, identificar árvores de mangue e caminhar pela área de manguezal para ter a vivência do ambiente em si, bem como de suas interações ecológicas.

“A vivência em campo é fundamental para a formação dos/as estudantes, pois possibilita que tenham a experiência prática de informações apresentadas em sala de aula, na teoria, durante as disciplinas envolvidas na atividade”, esclarece Murilo.

Oportunizar um maior conhecimento sobre o contexto do cultivo das ostras, desde a fauna, flora e o potencial de exploração sustentável, no Litoral paranaense, exemplifica para os futuros biólogos, o potencial de atuação no segmento. “Além disso, essas atividades multidisciplinares promovem a aproximação dos/as estudantes com as comunidades locais e favorece a inserção no mercado de trabalho”, aposta o professor.

Os/As demais professores/as envolvidos/as são Pablo Damian Borges Guilherme (Ecologia Aplicada), Ana Maria Nievas (Legislação Ambiental) e Paula Cristina Benetton Vergílio (Botânica).