Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do curso de Letras Inglês transformam disciplina em livro com lançamento da peça "As Cores da Traição"

Ensino Superior

Estudantes do curso de Letras Inglês transformam disciplina em livro com lançamento da peça "As Cores da Traição"

por última modificação: 08/12/2025 16h21

A peça teatral intitulada "As Cores da Traição", um dos frutos da disciplina "Oficina de Criação Literária", desenvolvida pelos alunos do 2º ano de Letras Inglês, durante o ano de 2025, foi lançada em livro, na noite da sexta-feira, dia 05 de dezembro, no Auditório Manoel Viana, na Unespar, Campus de Paranaguá.

O texto, focado em momentos decisivos da família Andrade, revela feridas profundas, paixões e emoções reprimidas, tecendo um enredo instigante que se desdobra em múltiplas camadas de intencionalidades. A obra convida o leitor à reflexão sobre o valor das aparências e o preço pago por quem deseja manter o status social. A obra faz um mergulho nas mágoas de uma família falida, na falta de princípios éticos, em uma moral duvidosa, na ânsia incontrolável pelo dinheiro e no valor (in) questionável da arte.

A peça é uma criação coletiva com a autoria de Alex Jeremias Lopes Ruiz, Alexia Morita de Almeida, Aline Fernandes da Silva Alves, Beatriz Caroline Ferreira Boechat, Eduarda Barros Ricardo, Elimar Antonio Norberto, Fernanda Gonçalves Mansur, Frederick Matheus Alves Gonçalves, Gabriel dos Santos de Castro, Gabrielly Fernandes da Silva Alves, Guilherme Pitangui Calixto, Letícia Fernanda Nascimento das Neves, Letícia Santos Folkuenig, Marcella Tromer Silva, Maurício José Farias de Oliveira e Ronaldo Cardoso Alboite.

A iniciativa, organizada pelo Prof. Dr. Diego Luiz Miiller Fascina, do colegiado de Letras Português, professor da disciplina que também assina o projeto editorial, resultou em uma edição especial e limitada. Apenas 100 exemplares de uma tiragem exclusiva e personalizada pelos próprios autores.

A publicação foi possível graças ao apoio da Profa. Dra. Cláudia Beeck e à Editora Voz Cartonera, que apresentaram o processo de cartonagem para a confecção das capas pelos próprios estudantes, em um projeto coeso onde a produção e a materialidade do livro se complementaram.