Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestão de resíduos sólidos em áreas costeiras, estuarinas e riberinhas do litoral do Paraná

Ensino Superior

Gestão de resíduos sólidos em áreas costeiras, estuarinas e riberinhas do litoral do Paraná

por última modificação: 05/07/2022 10h00
"O que dizer sobre o meio ambiente do litoral do Paraná? Há muito que dizer...

A variedade de seus complexos ambientes naturais, sua elevada biodiversidade, sua beleza magnífica, suas histórias, suas tradições...

Planície litorânea de características ímpares, essa região também apresenta inúmeros desafios, entre eles a intrincada relação entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação ambiental. Destaca-se nessa relação a gestão dos resíduos sólidos urbanos.

Em meio a áreas costeiras, ribeirinhas, estuarinas e duas grandes baías, distribuem-se sete municípios que abrigam cerca de 300 mil habitantes. Essa mesma população residente também gera igual quantidade, em quilos, de resíduos, todos os dias... sem contar os períodos de alta temporada de verão, quando ocorre um acréscimo significativo da geração de resíduos.

Neste contexto, e no âmbito dos objetivos propostos para a Década do Oceano*, estamos convidando as secretárias e os secretários municipais do meio ambiente de nosso litoral para uma conversa. Vamos falar sobre ações ambientais da gestão pública, com foco no gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos nessas águas litorâneas que permeiam a todos e que, por fim, retornam ao oceano.

Se admitirmos que os limites territoriais entre os municípios são, na prática, virtuais quando consideramos o ambiente natural, temos que as mesmas águas dos rios, canais, baias e mares conectam toda a nossa região litorânea, integrando os desafios na gestão pública de resíduos.

Desafios comuns pedem soluções integradas. Por que não? Vamos pensar e agir juntos?"

O evento faz parte da XII Semana Acadêmica de Biologia e IX Seminário de Pesquisas Ambientais da Unespar Paranaguá. Será transmitido pelo canal do YouTube ao vivo e gratuitamente.

Link de acesso:  https://youtu.be/hfI-2TlvGqk