Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proec lança edital inédito de bolsas de incentivo à produção artístico-cultural

Proec lança edital inédito de bolsas de incentivo à produção artístico-cultural

por última modificação: 20/03/2024 14h11

Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Diretoria de Cultura do órgão, está com inscrições abertas até 7 de abril para a concessão inédita de 14 bolsas para propostas de ações e obras voltadas à produção artística e cultural de estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu da instituição.

BIPAC – A Bolsa de Incentivo à Produção Artístico-Cultural (Bipac) terá valor mensal de R$ 700, com duração de seis meses, contemplando as áreas de Artes de Cena (Dança, Performance e Teatro), Artes Visuais, Dança, Literatura, Memória e Patrimônio e Música. Serão reservadas duas bolsas por campus e, ao fim do período de vigência, as ações e obras serão objeto de mostra a ser compartilhada com o público.

DOCUMENTOS – Para participar, o candidato deve enviar, exclusivamente por e-mail, a seguinte documentação digitalizada em pdf:

• Formulário de inscrição devidamente preenchido com apresentação, justificativa, objetivos, metodologia, plano de trabalho e público-alvo, disponível no anexo A do edital de seleção;
  • Comprovante de matrícula;
  • RG e CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante/contrato de conta no Banco do Brasil, com indicação de nome do titular, agência e conta corrente;
  • Carta de anuência de colaboradores voluntários devidamente preenchida, disponível no anexo B do edital de seleção.

ORIENTAÇÃO – Uma equipe de docentes dos campi de Curitiba ICuritiba II e Paranaguá, especializada nas linguagens artístico-culturais requeridas no processo de seleção, vai orientar os estudantes no desenvolvimento dos projetos. Durante o andamento ainda serão realizadas palestras, mesas redondas e mostras de processo, promovendo espaços de reflexão e interlocução pensadas para contribuir com os percursos criativos dos bolsistas e compartilhar o desenvolvimento do projeto com a comunidade acadêmica.

CLASSIFICAÇÃO E RESULTADO FINAL – As propostas serão classificadas pela comissão avaliadora de acordo com critérios expostos em quadro específico no edital de seleção. A divulgação do resultado final ocorrerá no dia 3 de maio.

OBJETIVO – Entre os principais objetivos da iniciativa, destacam-se o fomento e a difusão da produção artística dos estudantes, a valorização da pesquisa e do processo de criação nas linguagens artísticas e culturais, a celebração da diversidade e da pluralidade no contexto acadêmico e o compartilhamento com a comunidade das ações e obras produzidas pelos bolsistas.

ACESSIBILIDADE –O endereço de e-mail para envio da documentação é bipac.proec@unespar.edu.br e o acesso ao edital de seleção pode ser feito neste link.

Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail diretoria.cultura@unespar.edu.br.