Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proec visita Centro Cultural Palacete Mathias Böhn em Paranaguá

Ensino Superior

Proec visita Centro Cultural Palacete Mathias Böhn em Paranaguá

por última modificação: 05/07/2022 10h00
Marina Santos Daum

Na última quarta-feira (17), parte da equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), visitou o Centro Cultural Palacete Mathias Böhn, em Paranaguá, com o objetivo de verificar os problemas estruturais que o espaço vem enfrentado, bem como oferecer suporte para que o comitê gestor, que pertence ao campus de Paranaguá, possa planejar atividades artísticas e culturais.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Profª Rosimeiri Darc Cardoso, a diretora de Cultura, Profª Marcia Moraes, e a chefe da Divisão de Cultura, Profª Ana Fabrício, foram recebidas pelo Prof. Moacir Dalla Palma, diretor do campus de Paranaguá, pela Profª Ivone Ceccato, diretora do Centro de Área de Ciências Humanas, Biológicas e da Educação, e pela Profª Erica Piovam Cintra, chefe da Divisão de Extensão e Cultura do campus.

Com o início da pandemia em 2020, as atividades presenciais do espaço, assim como de toda a Unespar, foram suspensas e desde então o Centro Cultural permanece fechado. O comitê gestor e a Proec planejam a abertura do espaço para o público, para o 2º semestre deste ano e já estão analisando possíveis ações artísticas virtuais, como exposições digitais e pocket shows a serem veiculadas como ‘promoção do Centro Cultural’.

Atualmente o campus de Paranaguá, responsável pelo espaço cultural, está realizando um levantamento das obras e equipamentos necessários para o funcionamento do Centro. O Prof. Federico Jose Alvez Cavanna, da Seção de Extensão e Cultura do campus de Paranaguá, assumirá a gestão do Centro Cultural Palacete Mathias Böhn.

Durante a visita, também se discutiu a possibilidade de criar uma página na internet, exclusiva para o Centro Cultural, vinculada à página da Proec e ao campus de Paranaguá, para compartilhar com a comunidade a memória das ações desenvolvidas no local, bem como a programação de eventos do espaço e, ainda, a possível retomada do Festival de Arte e Cultura do Litoral Paranaense, cuja última edição ocorreu em 2015.

Para a Profª Marcia Moraes, diretora de Cultura da Unespar, “foi em encontro bastante propositivo, onde ficou evidente o comprometimento do campus de Paranaguá com a gestão do Palacete, envolvendo tanto a comunidade acadêmica da Unespar, quanto os artistas e fazedores da cultura da cidade, com o intuito de construir um espaço de referência que abrigue atividades nas mais diferentes linguagens artísticas e culturais, valorizando a identidade local e propondo um espaço de trocas de saberes e fazeres da cultura tradicional e contemporânea do Paraná”, ressaltou a diretora.

 

Link da noticia Original: Clique aqui