Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar inicia processo de implantação do CEDH nos campi

Unespar inicia processo de implantação do CEDH nos campi

Centro de Acesso, Inclusão e Permanência da Diversidade Humana na Ensino Superior da Unespar.

Após a criação do Centro de Acesso, Inclusão e Permanência da Diversidade Humana no Ensino Superior (CEDH), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) inicia a fase de implantação dos centros para atender e tratar das demandas dos campi.

A proposta é que os CEDHs Locais, como serão chamados, sejam constituídos por três diferentes núcleos responsáveis por ações específicas. São núcleos já existentes ou que serão criados a partir das necessidades dos campi. Um deles é o Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (NESPI). Os outros são os Núcleos de Educação para Relações de Gênero (NERG) e de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA).
O CEDH Local contará com a participação da comunidade acadêmica. Para isso, os colegiados deverão indicar aos diretores de Centro de Área os docentes interessados em atuar na coordenação do Centro, do NERG e do NERA. Além disso, apresentar um representante dos acadêmicos para integrar o Centro.
A coordenação do NESPI será ocupada pelos docentes já indicados por cada campus, quando foi formado o grupo de trabalho para planejar as estratégias para efetivar as políticas inclusivas da Unespar e culminou na criação do CEDH.
CEDH
De acordo com as coordenadoras, professoras Andréa Sério Bertoldi e Roseneide Cirino, a proposta é potencializar a acessibilidade educacional e social dos grupos por meio de uma rede de relações intercampi que combate a violência e visa à construção de uma cultura de respeito aos direitos humanos na Unespar.
O Centro de Acesso, Inclusão e Permanência da Diversidade Humana no Ensino Superior (CEDH) é um órgão ligado à Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) que atua articulado com as pró-reitorias de Extensão e Cultura (Proec) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). O principal objetivo é desenvolver estratégias e ações que promovam o acesso, a inclusão e a permanência de grupos vulneráveis na universidade.
Para compor o Comitê Gestor do CEDH Unespar, a coordenação salienta que caberá a direção de cada campus nomear seus respectivos representantes.
Conheça o projeto e o regulamento do CEDH,  disponível aqui!