Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vestibular da Unespar permite a utilização do nome social

Vestibular da Unespar permite a utilização do nome social

Pela primeira vez a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) permitirá o uso de nome social no vestibular. Transexuais e travestis que desejam participar do processo que selecionará estudantes para o próximo ano letivo podem fazer a solicitação até o dia 20 de setembro.

Os procedimentos para requerer o nome social devem ser efetuados exclusivamente pela internet. Primeiro os interessados devem preencher a ficha de inscrição do vestibular e o questionário sócio educacional normalmente em www.vestibular.unespar.edu.br. Depois, devem preencher o requerimento de solicitação disponível no Menu do Candidato e encaminhar acompanhado de cópia do RG e CPF para a Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV) por meio do endereço vestibular@unespar.edu.br.

As pessoas menores de 18 anos que desejam ser atendidas pelo nome social deverão enviar o requerimento com assinatura dos pais ou responsável. Além disso, encaminhar cópia autenticada do RG de quem assinou o documento.

O nome social será utilizado apenas para listagens internas, gabaritos e ambiente sanitário. Os editais referentes ao vestibular como homologação de inscrições e resultado final, por exemplo, permanecerão com o nome dos documentos oficiais.

A coordenadora geral da CCCV, professora Áurea Viana de Andrade, enfatiza que a medida faz parte de uma política institucional de respeito à identidade de gênero e ao ser humano. “Essa é uma forma de tentarmos acolher todos e todas sem fazer distinções. Enquanto universidade e instituição pública entendemos que é nosso compromisso atender as demandas da sociedade”, afirma.

Desde o início do ano passado a reitoria da Unespar garante aos estudantes, por meio da resolução 001/2016, o direito de solicitar a inclusão do nome social em documentos de uso interno. Além disso, a possibilidade está amparada na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e outras normativas de nível nacional.

Inscrições do vestibular

Até 12 de setembro podem ser efetuadas as inscrições do vestibular da Unespar apenas em www.vestibular.unespar.edu.br. A instituição oferta 1746 vagas em 67 cursos de graduação divididos entre os campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I (Embap), Curitiba II (FAP), Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. As provas dos candidatos serão aplicadas no dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República.