Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Visita Guiada ao Centro de Documentação Histórica do Litoral proporciona experiência envolvente para alunos do Instituto de Educação

por última modificação: 28/11/2023 13h46

No último dia 24 de novembro, o Centro de Documentação Histórica (CDoc H Litoral) abriu suas portas para receber uma nova turma de alunos, proporcionando-lhes uma experiência envolvente de Visita Guiada. Dessa vez, os privilegiados foram os alunos do 4º ano do curso de Formação de Docentes do Instituto de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, acompanhados pela professora Luciane Mendes Capeta, responsável pelas disciplinas de Metodologia da Geografia, Metodologia da Arte e Metodologia da Educação Física.

Durante a visita, bolsistas e voluntários tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimentos com os alunos, proporcionando-lhes uma coleção nas riquezas do acervo do CDoc H Litoral. Uma das alunas expressou sua apreciação pela experiência, destacando: "Foi muito interessante saber essas histórias. Esse trabalho precisa ser mais visto. Um trabalho muito detalhado e caprichoso."

Em uma experiência envolvente desde o primeiro passo pelo portão de entrada, o Centro de Documentação Histórica do Litoral do Paraná oferece mais do que uma simples visita, proporcionando uma verdadeira integração no universo reflexivo dos documentos históricos. A 'conversa' começa com uma roda reflexiva, guiada pela competência da equipe em acesso aos múltiplos níveis de significado presentes em diversos ambientes e salas.

Uma visita guiada não se limita a um percurso simples; é uma roda de conversa que explora a Entidade, a natureza do acervo e suscita debates sobre a memória e as políticas que o envolvimento. Os visitantes têm a oportunidade única de testemunhar técnicas de preservação e tratamento documental, além de receber explicações sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a saúde.

Ao final da visita ao Centro de Documentação Histórica do Litoral do Paraná, os participantes são instigados a uma tradição mais profunda em documentos por meio de atividades dinâmicas. Uma dessas experiências envolve uma tentativa de leitura ou transcrição paleográfica de fontes autênticas. Durante uma visita guiada, acadêmicos de Iniciação Científica analisaram suas experiências de pesquisa, discutindo o processo de análise documental crucial para a elaboração de escrita do Catálogo de Fontes. As falas dos bolsistas e da Coordenadora do CDoc. H. Litoral, a professora Dra. Liliane Fraitag, do Colegiado de História do Campus de Paranaguá da Unespar, são criteriosamente adaptadas ao público visitante.

A visita guiada é realizada pela Coordenadora do CDoc. H. Litoral e por  toda a equipe de bolsistas e voluntários.

Por fim, a professora Dra. Liliane destaca que "a visita guiada é um importante estratégica frequente na educação museal e, portanto, uma ação educativa que faz da atividade uma verdadeira experiencia histórica de encontro com um passado preservado no Centro de documentação Historica do Litoral do Paraná. ".