Ensino Superior
Projeto de Extensão do curso de Letras Português com parceria do CRAS conclui ciclo de encontros com confraternização no Campus de Paranaguá
O projeto de extensão “Direito à Literatura: Círculos de leitura em espaços de vulnerabilidade psicossocial”, que promove encontros de leitura de textos literários com estudantes e a comunidade externa atendida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), celebrou nesta terça-feira, dia 02 de dezembro, o encerramento dos ciclos de encontros com uma confraternização no pátio do Campus de Paranaguá.
A iniciativa nasceu em 2023, idealizada pela Profa. Dra. Cristiane Pagoto, do colegiado de Letras Português e coordenadora do projeto, em parceria com os membros do CRAS, Marlon Renan Graça e Iara Cristina Chaves Machado Braga, e o Prof. Dr. Wendel Cássio Christal, também do colegiado de Letras. Ao longo dos anos, o projeto contou com a participação de muitos estudantes do curso de Português, mas também com discentes de Administração, Contabilidade e Pedagogia, que preparam os textos na universidade para, posteriormente, realizarem a mediação nos encontros de leitura junto ao CRAS.
“Agradecemos de coração a presença de todos aqui hoje, porque o projeto só existe graças à participação de cada um e de cada uma. Somos muito gratos pela parceria bonita e duradoura com a Iara e o Marlon, com o CRAS e com os estudantes da graduação. Agradecemos também a emocionante e animada apresentação da UNATI. Viva a universidade pública! Viva o CRAS! Viva a literatura!”, comentaram os docentes Cristiane e Wendel.
O projeto tem como objetivo promover o acesso à literatura entre grupos de idosos e mulheres atendidos pelo CRAS, por meio da realização de oficinas literárias, com foco em contos e poemas brasileiros. A iniciativa busca estimular o protagonismo, a valorização das vivências dos participantes e oferecer experiências formativas aos discentes da Unespar. Além disso, o projeto responde às desigualdades sociais e ao envelhecimento populacional, concretizando a concepção de que a literatura é um direito humano fundamental.
