Você está aqui: Página Inicial > Menu Administrativo > DEC - Divisão de Extensão e Cultura > Notícias > Da suspensão das ações culturais no CCPMB às ações solidárias em curso

Da suspensão das ações culturais no CCPMB às ações solidárias em curso

desdobramento da pauta de saúde em relação ao COVID-19

por Erica Cintra última modificação: 22/04/2020 23h25

Por Erica Cintra

Desde 16 de março, devido à implementação de ações de controle da pandemia do COVID-19, foram suspensas, de início pelo poder municipal e posteriormente pelos demais poderes, as primeiras ações culturais do município de Paranaguá que estavam agendadas para realização no Centro Cultural da Unespar Palácio Mathias Bohn - CCPMB.

O tradicional Ensaio da Paixão de Cristo e o atendimento às crianças da escola pública no projeto CRIARTE da Unespar foram duas das ações canceladas no exato momento de suas realizações segundo autorização antecipada das atividades pelo Comitê do CCPMB - e logo após a realização do exitoso Mutirão da Limpeza e Abraço ao CCPMB (foto) ocorrido na sexta-feira 13 de março em que mais de trinta alunos, professores, agentes universitários e comunidade externa foram mobilizados na limpeza e reabertura das atividades no CCPMB.

A orientação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura - PROEC  e da própria Unespar é pelo acompanhamento da suspensão das ações culturais e de extensão evitando a aglomeração de pessoas conforme as posturas de saúde, até o desfecho da situação de emergência em saúde pública no Brasil e no mundo.

Todas as ações de extensão e cultura, por recomendação da PROEC, devem permanecer de modo remoto "sejam bolsistas ou voluntários, evitando-se qualquer atividade que contrarie a orientação do isolamento preventivo das autoridades de saúde."; ainda conforme o Comunicado n.001/2020 da PROEC, de 31 de março do corrente: fica mantido o pagamento das bolsas PIBEX com regularidade, sendo, a exigência das assinaturas colhidas futuramente após o período da pandemia e no retorno regular das atividades presenciais, ainda sem previsão.

O atendimento da PROEC e das Divisões de Extensão nos campus da Unespar ocorrem de modo exclusivamente remoto até segunda ordem.

E conforme a Instrução de Serviço n. 002/2020 - PROEC: "Todas as propostas de ações extensionistas e/ou de cultura, bem como relatórios, pedidos de prorrogação/ renovação e outras alterações, deverão ser instruídas pelo/a proponente via e.Protocolo no formato digital, direcionado à Divisão de Extensão e Cultura do respectivo campus [em Paranaguá: UNESPAR/PGUA/DIV/EXT/CULT, aos cuidados da Professora Erica Piovam de Ulhoa Cintra], a qual dará sequencia ao trâmite previsto no Regulamento de Extensão e Cultura da Unespar."

Para mais informações, entre em contato pelos seguintes endereços eletrônicos: divisao.extensao.paranagua@unespar.edu.br   /  erica.cintra@unespar.edu.br

E pela oportunidade, convidamos a todos/as a participar como puderem das campanhas solidárias promovidas pelo Comitê de Apoio às Pessoas em Situação de Risco Social do Campus de Paranaguá junto a Chefia dos Assuntos Estudantis, professora Monika Herek, e ao CEDH - Centro de Educação em Direitos Humanos da Unespar, professora Elizabeth Regina Streisky de Farias (cedh.paranagua@unespar.edu.br), com várias ações voluntárias no período de crise, especialmente em atenção aos acadêmicos nas questões pedagógica e psicológica. Tais setores também integram as ações coordenadas pelos professores de Ciências Biológicas José Roberto Caetano da Rocha e Cassiana Baptista Metri, o agente universitário Luiz Alvim, e o estudante Luís Fabiano Cordeiro Filho, na coleta/recepção/distribuição de cestas básicas em doação para famílias de estudantes em vulnerabilidade social.

Dentre as doações de produtos não perecíveis também são aceitos: produtos de higiene, material de limpeza, ração animal, e ainda material para confecção de máscaras de pano (coleta de tecidos, fios e elásticos para confecção - preferencialmente do tipo TNT), nesse caso, destinados ao projeto de extensão Couro de Peixe, da professora Katia Kalko que junto às artesãs vinculadas ao projeto e voluntárias atuam nessa confecção solidária que pretende alcançar a confecção de 700 máscaras para crianças em vulnerabilidade social e baixa imunidade, dentre outras ações, como a do Núcleo de Informação e Tecnologia - NIT que tem se dedicado à confecção de máscaras em material especial acrílico e resistente para distribuição no setor da saúde.

As doações espontâneas desses materiais podem ser realizadas diretamente no campus da Unespar em Paranaguá, sito à rua Comendador Correa Junior, número 117 - Centro, entrada pelo portãozinho azul, na lateral das escadarias de acesso, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16:30min.exclusivamente. Todo o material será revertido às famílias de estudantes e setores sociais em vulnerabilidade social e ao setor da saúde do município de Paranaguá e região portuária e litorânea do Paraná.