Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Secretário debate estratégias para o programa de internacionalização das universidades

Ensino Superior

Secretário debate estratégias para o programa de internacionalização das universidades

Ensino

última modificação: 05/07/2022 10h00
Exibir carrossel de imagens Assessoria de Comunicação SETI Secretário debate estratégias para 2015.

Secretário debate estratégias para 2015.

A programação de novas ações que envolvem a internacionalização das universidades estaduais do Paraná foi tema da reunião realizada na quarta-feira (8) dos coordenadores de Relações Internacionais com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes. 

O processo de internacionalização das universidades está se desenvolvendo com vários acordos de cooperação internacional que envolve a mobilidade de estudantes, gestores e professores, entre outras atividades. “Em 2015 vamos avançar com novos projetos que estimulem a integração de culturas e intercâmbio de conhecimentos. O governo do Estado, por meio do Fundo Paraná, vai continuar investindo em projetos de internacionalização das universidades estaduais”, destacou João Carlos.

Durante a reunião o secretário informou que já estão previstos os recursos para o projeto Casa do Visitante Internacional. Um projeto que prevê a construção de uma casa em cada universidade estadual do Paraná para receber estudantes e professores que vem do exterior para desenvolver pesquisas ou participar de cursos e eventos. Este modelo é baseado em universidades da Europa e Estados Unidos, onde professores e estudantes estrangeiros contam com uma residência onde podem ficar algumas semanas.

No período da tarde os coordenadores do Programa Paraná Fala Inglês nas universidades estaduais estiveram reunidos para avaliar o andamento das atividades neste primeiro semestre, discutir as dificuldades encontradas e propor as readequações necessárias para as próximas etapas do programa. 

De acordo com os dados apresentados o número de turmas fechadas em cada instituição ficou dentro da média pré estabelecida nas metas. Cada instituição conseguiu fechar de sete a oito turmas, com cerca de 15 alunos cada, nos níveis intermediário e pós-intermediário. 

Além de trocarem experiências, apontarem pontos a serem melhorados e solicitar alguns ajustes para um melhor andamento do programa, os professores aproveitaram a presença do coordenador da Unidade Gestora do Fundo Paraná, Luiz Cézar Kawano, responsável pela aprovação dos projetos e liberação dos recursos, para esclarecer dúvidas administrativas. 

O secretário João Carlos Gomes garantiu o empenho da Seti para a continuidade do programa e pediu o apoio da equipe para trabalhar para que ele seja ampliado futuramente. 

Também participaram da reunião representantes do programa na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Londrina (UEL) por videoconferência, e a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Seti, Sueli Rufini. 

Programa 

O Programa “Paraná Fala Inglês” tem o objetivo de atender estudantes, no que diz respeito à proficiência linguístico-comunicativa em língua inglesa. O programa também oferece cursos de inglês para agentes universitários e docentes. Trata-se de uma oportunidade, principalmente para quem não teria acesso ao curso, de aprendizagem da língua inglesa em diferentes níveis de proficiência, em formato presencial e/ou a distância.