Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar planeja o futuro em plenária sobre o novo PDI

Unespar planeja o futuro em plenária sobre o novo PDI

Representantes de todos os campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) reuniram-se no campus de Apucarana, nesta terça e quarta-feira, dias 06 e 07 de junho, para mais uma etapa da construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Inicialmente foram feitas reuniões locais a partir das quais cada campus levantou sugestões para o documento, que é uma exigência dos processos de avaliação institucional e balizador do planejamento que projeta as ações da universidade visando a consolidação das políticas institucionais de gestão, ensino, pesquisa e extensão.

Para o pró-reitor de Planejamento e coordenador dos trabalhos, professor Flávio Brandão, a construção coletiva do PDI é um momento de sonhar com a universidade que se quer respeitando suas características multicampi, multiregional, diferenças e especificidades. “É um momento singular no planejamento da Unespar, pois vivemos um momento crítico para o ensino superior, em que medidas governamentais, estaduais e federais impõem um desmonte das universidades públicas”.

Durante os trabalhos foram construídos os indicativos para os pontos fortes e fracos da instituição. Quando completo, o documento será submetido ao conselho superior da universidade e terá validade para o período de 2018 a 2022.

As atividades contaram com a participação de 35 pessoas entre agentes universitários e docentes da Unespar. Além disso, do pró-reitor de Planejamento da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), professor Bruno Ambrozio Galindo, e do diretor de Planejamento da mesma universidade, professor Carlos Cesar Garcia Freitas.

Resultados

Os dois dias de trabalho no foram produtivos. Alguns resultados definidos pelos presentes foram a visão, a missão e os valores da universidade. Confira!

Visão – Ser uma universidade de excelência, pública, gratuita, plural, autônoma, democrática, comprometida com a cultura e com o desenvolvimento sustentável.

Missão – Gerar e difundir o conhecimento científico, artístico, cultural, tecnológico, por meio do ensino, pesquisa e extensão, nas diferentes áreas do saber para a promoção da cidadania, da democracia, da diversidade humana e do desenvolvimento sustentável em âmbito regional, nacional e internacional.

Valores

Responsabilidade: Compromisso com a instituição, com o conhecimento, com a cultura, com a sociedade e com o meio ambiente.

Respeito à diversidade: Valorização das diferenças de pensamentos, de crenças, de ideologias, étnico-raciais e de gênero.

Solidariedade: Respeito mútuo e adesão às causas coletivas.

Ética: Comportamento democrático, imparcial e transparente.