Ensino Superior
Comissão vai elaborar minuta sobre distribuição de carga horária docente
Com representantes de todos os campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a reitoria instituiu uma comissão que terá a responsabilidade de auxiliar na regulamentação da distribuição de carga horária dos professores. O grupo foi indicado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) durante sessão ordinária e é presidido pelo vice-reitor, professor Sydnei Kempa.
O reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, explica que a regulamentação faz parte de uma ação maior. “Primeiro nós aproximamos a média do quadro de pessoal. Foram três anos para conseguirmos uma equiparação. Agora é o momento de regulamentar o modelo de carga horária de trabalho para unificar os procedimentos e critérios de análise”, detalha.
Aleixo argumenta ainda que “o objetivo é criar um modelo justo, que priorize as condições de trabalho e diminua penduricalhos no dia a dia docente. Temos que definir um modelo para toda a universidade e estamos no tempo certo para executar isso.”
A comissão realizará discussões internas e elaborará a minuta do regulamento. Seguindo os encaminhamentos institucionais, a previsão é que o documento seja disponibilizado para todos os docentes que poderão colaborar com sugestões antes da formatação final que será enviada para análise e aprovação dos conselhos superiores.
O grupo também conta com membros vinculados à Seção Sindical dos Docentes da Unespar (Sindunespar) e ao Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região (Sindiprol), organizações em que os professores da universidade estão associados.