Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Ciências Biológicas Licenciatura > Programas e projetos > Pasta Coleção da Biodiversidade

Programa Permanente: Coleção da Biodiversidade e Fazer Acadêmico: Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão

Breve resumo:

A Coleção da Biodiversidade da UNESPAR (Termo de aprovação n.º 045/2022-DEC), Campus Paranaguá, teve início em 2014 com a organização de exemplares biológicos para fins didáticos, utilizados inicialmente nas disciplinas do curso de Ciências Biológicas. Com o passar dos anos, a coleção foi ampliada, padronizada e incorporada a diversas ações de ensino, pesquisa e extensão, tornando-se um acervo representativo da fauna da Mata Atlântica, com animais conservados em via seca e úmida. 
Hoje, o programa utiliza esse acervo como uma valiosa ferramenta de educação ambiental, promovendo atividades práticas em aulas, exposições itinerantes, eventos científicos e culturais, além do empréstimo de materiais para escolas e instituições parceiras. Por meio dessas ações, a coleção possibilita o contato direto do público com a biodiversidade local, despertando o interesse pela ciência, incentivando o pensamento crítico e promovendo a sensibilização para a conservação da natureza. 
Ao circular por comunidades, escolas e eventos, o Programa Coleção da Biodiversidade também se afirma como uma estratégia eficaz de divulgação científica e de aproximação entre universidade e sociedade, valorizando os saberes locais e reforçando o papel da universidade pública como promotora de conhecimento acessível e socialmente relevante.
Site: https://biodiversidade.unespar.edu.br/ 

Docente Responsável: Cassiana Baptista Metri


Situação: Em andamento.